Serviço de Nutrição e Dietética – SND

O SND tem como objetivo prestar assistência aos pacientes para manutenção e/ou recuperação do estado nutricional, auxiliando-os durante o tratamento e proporcionando uma melhoria da qualidade de vida.

O setor produz em média 950 refeições diárias, e é composto por uma equipe de 23 funcionários no total, sendo cozinheiras, auxiliares de cozinha, copeiras, auxiliar de almoxarifado e estagiários, todos coordenados por uma nutricionista.

O SND está de acordo com as normas de higiene, e busca produzir refeições de valor nutricional adequado e de qualidade microbiológica. É subdividido em setores separados para cada tipo de alimento e preparação: carnes, hortifruti, sobremesas, despensa, sala da coordenação, área de higienização de utensílios, área de distribuição e refeitórios para pacientes e funcionários, pois estas duas preparações são feitas separadamente.

Face aos avanços da terapia psiquiátrica, o SND, além de atuar na confecção da alimentação, também realiza atendimento dietoterápico. Ao internar, o paciente é encaminhado à equipe de nutrição, que realiza uma avaliação nutricional subjetiva global, feita através de uma entrevista individualizada e específica. Isto tudo acontece em acordo com parâmetros clínicos e dietéticos, levando em consideração: idade, sexo, grau da doença, tipo de tratamento, hábitos alimentares, fatores espirituais, psíquicos, sociais, culturais e aceitação da dieta.

Sabendo-se que a alimentação é algo muito importante para o desenvolvimento do ser humano e faz parte dos cuidados com a saúde, a dieta é prescrita de acordo com as conformidades clínicas apresentadas pelo paciente e preparada por uma cozinheira, que fica responsável pela refeição dos pacientes com necessidades especiais, variando a consistência e constituição da dieta.

DSC02276

DSC02289

DSC02270