Assistência Espiritual

Assistência Espiritual

A prática da espiritualidade permite conectar-se com a própria luz interior, o que, segundo estudos da Associação Mundial de Psiquiatria, auxilia na prevenção contra vícios, sofrimentos psiquiátricos e suicídio. A organização acredita, no entanto, que a falta da espiritualidade ou a visão distorcida dela pode piorar quadros depressivos e aumentar o risco de sofrimentos mentais e de abuso de substâncias ilícitas.

Para ajudar o paciente a ter bem-estar, paz, alegria e harmonia e reduzir a raiva e o adoecimento, o Hospital Espírita André Luiz possui um setor específico que oferece assistência espiritual, independentemente da crença de cada um, baseada no kardecismo. O Departamento de Assistência Espiritual (DAE) dedica-se exclusivamente às atividades ligadas à doutrina espírita. A assistência espiritual faz parte do tratamento, mas é opcional, podendo ser prestada a pacientes, aos familiares e à comunidade.

Para que o interno possa receber esse tipo de atendimento, o HEAL exige uma autorização por escrito da família. O prontuário clínico do paciente é avaliado pela equipe do DAE para que sejam indicados os recursos terapêuticos mais adequados. Eles podem ser prescritos de forma individual ou em grupo.

Voluntariado

O HEAL possui mais de 400 voluntários inscritos, que atuam no dia a dia do hospital, todos espíritas e atuantes em casas espíritas de Belo Horizonte. A função deles é transmitir carinho e atenção a quem mais precisa, realizando as atividades baseadas, exclusivamente, na doutrina espírita. Eles atuam na fluidoterapia, desobsessão, estudos doutrinários, orientações espirituais, momento de oração e atendimento fraterno.

Nesse caso, para se tornar um voluntário do DAE, é necessário conhecimento profundo da doutrina espírita e doação de tempo e trabalho aos pacientes. Mas o departamento também recruta voluntários para contribuírem com outras atividades do hospital e com o atendimento humanizado a pacientes e familiares, como professores de música e de atividade física ou pessoas que têm algum talento especial, como saber fazer artesanato ou cuidar da horta, dentre outros.

Se você possui alguns desses requisitos e quer se tornar um voluntário, entre em contato com o DAE, pelo telefone (31)3115-2611.

Grupos de Estudo

Destinadas aos voluntários, as reuniões dos Grupos de Estudo acontecem diariamente, às 8h e às 14h, e consistem no estudo do Evangelho e de outras publicações espíritas.

Leia abaixo materiais diversos relacionados ao trabalho desenvolvido pelo DAE no HEAL.  Todos são de total responsabilidade dos respectivos autores, estando o HEAL isento da responsabilidade sobre quaisquer informações contidas neles.

Faça uma doação

Ajude o HEAL a continuar tratando gratuitamente de pacientes carentes com transtornos mentais e drogadição