Assistência Espiritual para Pacientes

Assistência Espiritual para Pacientes

O Departamento de Assistência Espiritual (DAE) oferece as seguintes atividades, ligadas à doutrina espírita, para os pacientes interessados:

Atendimento fraterno – o voluntário escuta a pessoa e leva conforto e consolo a ela, por meio do Evangelho.  Pode ser interno, para pacientes do HEAL, e externo, destinado às famílias dos pacientes e à comunidade. No caso de atendimento externo, tem que ser agendado no DAE, pelo (31) 3115-2610.

Evangelização – por meio do estudo do Evangelho, voluntários trabalham as parábolas de Jesus e temas relacionados à doutrina espírita, de forma a conscientizar e sensibilizar os pacientes, para que eles possam ter uma nova proposta de vida a partir da alta hospitalar.

Fluidoterapia – equivale ao passe e à ingestão da água fluidificada. O passe é a transmutação de fluidos favorecendo a limpeza, o alinhamento dos centros vitais e, consequentemente, o bem-estar espiritual do paciente. No HEAL, o passe pode ser específico (um único paciente entra na sala de passe para recebê-lo de forma individual e criteriosa, ou seja, conforme a necessidade de cada um) e geral (várias pessoas em uma sala para receberem o passe).

Pilar de luz e acolhimento – voluntários percorrem o hospital e fazem rogativas a Deus por meio de vibrações positivas em vários pontos do HEAL. Eles também percorrem a instituição hospitalar levando uma cesta com dezenas de mensagens espirituais para que as pessoas possam pegá-las, aleatoriamente, e receber uma palavra, um conforto.

Programa Renascer – utilizado para qualquer tipo de drogadição. São trabalhados 14 passos e 12 princípios fundamentados na doutrina espírita, nas 15 reuniões que constituem o programa.

Reflexão musical – uma vez por semana, músicos voluntários executam canções instrumentais em piano, violão e saxofone, que contribuem para o relaxamento e para a tranquilidade.

Reuniões mediúnicas – desobsessão e assistência espiritual. Contribuem para a melhora da qualidade de vida do paciente, mudando os pensamentos e os sentimentos dele, permitindo a abertura do campo da consciência para o mundo espiritual, independentemente da religião dele.

Mais informações: (31) 3115-2610