Conheça o HEAL

O Hospital Espírita André Luiz (HEAL) é uma instituição beneficente, sem fins lucrativos, de assistência à saúde mental. Além do atendimento médico referência em todo o país, o hospital trabalha sob a orientação da doutrina espírita, guiada pelo acolhimento, pela fraternidade e pela humanização.

Localizado no bairro Salgado Filho, em Belo Horizonte, em extensa área verde, o HEAL possui jardins, horta, estufa, coreto, quadra poliesportiva, refeitório, auditório, lanchonete e um amplo estacionamento, que contribuem para a humanização do atendimento ao paciente, além de dar mais comodidade aos funcionários, voluntários e familiares.

O hospital oferece 160 leitos para internação, 60 vagas para tratamento de homens com drogadição por meio do Centro de Terapias e Assistência Espiritual (CETAS), atendimento ambulatorial (psicólogos e psiquiatras) e ainda conta com uma moradia assistida.

As atividades terapêuticas, como musicoterapia, horto terapia, artesanato (terapia ocupacional) e educação física complementam o tratamento dos pacientes internados e, algumas delas, são realizadas também para os participantes do CETAS. Além disso, áreas como a psicologia, assistência social, departamento espiritual, farmácia, enfermagem e serviço de nutrição e dietética garantem suporte e humanização no atendimento do hospital.

São oferecidos atendimentos particular, por convênio e filantrópico (gratuito) a pacientes com vulnerabilidade socioeconômica. O pronto atendimento funciona 24 horas, diariamente, para emergência em psiquiatria.

Horários de funcionamento

Internação e pronto-atendimento: 24h
Ambulatório: de 2ª à 6ª feira, das 7h às 17h30
ECT: de 2ª à 6ª feira, das 7h às 17h (procedimentos realizados somente pela manhã e com agendamento)
Administrativo: 8h às 17h
CETAS: de 2ª à 6ª feira, das 8h às 17h

*As internações no HEAL são exclusivas para maiores de 18 anos.