Ser+ News – 111ª edição

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
SerNews-01
De 23 a 29 de maio de 2019 – 111ª edição
SerNews-05
ARTES
USO DE MACONHA TEM LIGAÇÃO COM A DEPRESSÃO?
As substâncias extraídas da planta Cannabis Sativa são utilizadas há pelo menos cinco mil anos e foram criminalizadas apenas no século XX. 

Atualmente, o uso para fins medicinais e recreativos é legalizado em 33 países e a discussão sobre os malefícios e benefícios é de grande interesse entre os especialistas em saúde.

Diante deste cenário, a revista da Associação Médica Norte-Americanatrouxe evidências de que o uso da maconha na adolescência aumenta o risco de depressão, ansiedade e comportamento suicida na fase adulta.
 
Dentre os casos de pessoas que foram acompanhadas, os autores encontraram um risco de depressão e ansiedade aumentado em 7%. Já astaxas de suicídio (idealização e tentativa) aumentaram em três vezes e meia em adultos que usaram a maconha na adolescência.

Entretanto, o psiquiatra José Armando de Castro Santos, especialista em dependência química, destaca que não há certeza se as pessoas que usam a droga são ansiosas, têm depressão e buscam na maconha uma opção para lidar com os problemas ou se é o uso da substância que provoca esses efeitos.

Há também estudos de neuroimagem que contribuem para visualizar o impacto da cannabis no cérebro adolescente. Segundo o artigo, as regiões ricas de receptores das substâncias da planta, em jovens de 14 anos, apresentam diferenças estruturais naqueles que fazem o uso. O volume nessas áreas aparece aumentado, mesmo nos participantes que usam a maconha com frequência menor.

É importante ressaltar que, nos estados que aprovaram leis de maconha medicinal (MML, sigla em inglês), o número de fumantes de cannabis adolescentes é 1,1% menor que há 16 anos. Contudo, nos locais em que a venda continua proibida não houve redução.

Sendo assim, debates mais amplos sobre o tema tão polêmico são cada vez mais necessáriosCrianças e adolescentes devem ser sempreconscientizados e, por meio de exemplos, saber que não é necessário uso de nenhuma substância para “fugir” da realidade. A conversa é extremamente importante, a proibição sem explicação muitas vezes não é bem recebida. Vamos dialogar?

20190510-email-pos-fenomenologia_01
FENOMENOLOGIA, PSICOPATOLOGIA E SAÚDE MENTAL

Ciências Médicas de Minas Gerais está oferecendo a Pós Graduação “Fenomenologia, Psicopatologia e Saúde Mental”.

Com início previsto para os dias 24, 25 e 26 maio, o curso tem como objetivo oferecer aos profissionais que trabalham no atendimento a portadores de
sofrimento mental
 uma atualização e aprofundamento da sua formação a partir de uma fundamentação humanista, fenomenológico e existencial.

carga horária do curso é de 376 horas, com aulas às sextas, sábados e domingos.

Interessou-se? Saiba mais pelo telefone (31) 3248-7230 ou clique no botão abaixo.

Saiba Mais
SerNews-04
WhatsApp Image 2019-05-23 at 11.28.16
FESTIVAL DE PIZZA FENLAR
Neste sábado 22/05, acontecerá o Festival de Pizza da Fundação Espírita Nosso Lar! A arrecadação será em prol das creches Ana G. Castilho e Maria Cândida Corrêa.

Com sabores diversos, o festival contará com show de Leo Lima e Banda da Esquina!

Valor: R$ 30 para adultos, R$ 15 para crianças de 7 a 10 anos e gratuito para crianças menores de 7 anos. Os ingressos serão vendidos no local.

Onde: Rua Dr. Samuel Hahnemann, 165 – Bairro Salgado Filho (mapa);

Data e horário25/05, das 18h às 21h.

SerNews-07
ARTES2
CULTO NO LAR
“Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei.”
– Jesus (Mateus 18,20)
O Culto no Lar é o estudo do Evangelho de Jesus feito em reuniões familiares. É realizado no ambiente doméstico e tem importante papel nacompreensão dos ensinamentos de Jesus e as práticas aplicáveis nos ambientes que frequentamos.
Essas reuniões, feitas semanalmente, auxiliam na superação de desentendimentos que existem no núcleo familiar, promovendo a harmonia, amparo e proteção.  Assim, o lar se tornará espaço em quealmas dedicadas ao bem (encarnadas ou desencarnadas) estarão sempre presentes.

Para realizar o Culto no Lar, deve-se:

  • Escolher um dia da semana e horário fixos para realizar tal atividade;
  • Tentar unir todos os moradores;
  • Manter um ambiente respeitoso e amistoso.​
Sendo assim, pode-se seguir os passos abaixo:
  1. Breve leitura de mensagens de obras como “Pão Nosso”, “Fonte Viva”, “Palavras de Vida Eterna”;
  2. Prece inicial proferida por um dos participantes, audível a todos;
  3. Estudo do Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, que pode seguir a sequência dos capítulos ou pode ser um “estudo ao acaso”.
  4. Comentário sobre os trechos lidos, buscando alcançar a essência dos ensinamentos de Jesus, realçando a necessidade da sua aplicação na vida diária;
  5. Prece final, em que um dos presentes fará uma prece para encerrar o Culto.   ​
Quer saber mais? Clique aqui!
SerNews-02
Curta nossa página no Facebook e visite nosso site.

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!