Ser+ News – 116ª Edição

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
SerNews-01
De 27 de junho a 03 de julho de 2019 – 116ª edição
SerNews-05
Instagram_Artes9
BENEFÍCIOS ESSENCIAIS QUE A LEITURA NOS TRAZ
Você provavelmente já ouviu alguém dizer que ler faz bem. De fato, a leituranos traz diversos benefícios e desenvolve algumas habilidades, como provado em estudos feitos. Tendo em vista os resultados positivos deste hábito, existe um tipo de terapia que é feito com livros: a Biblioterapia. Resumidamente, essa terapia funciona por trabalhar com o leitor avisualização de mais de uma solução para os problemas, oautoconhecimento (por meio da identificação com personagens e seus dilemas), a entender as emoções e afastar a sensação de isolamento.

 Confira abaixo outros pontos desenvolvidos pelo hábito de leitura:

  • Amplia o vocabulário. Além de servir como entretenimento, serve como uma forma de aumentar o vocabulário e traz benefícios cognitivos entre aqueles que mantém o hábito de ler regularmente;
  •  Estimula a criatividade. A capacidade de imaginar o cenário, a situação e os personagens em si nos permitem “viajar” e imaginar outros tempos, circunstâncias e estilos de vida;
  • Diminui o nível de estresse. Uma pesquisa feita em 2009 pela Universidade de Sussex revelou que ler por apenas seis minutos já ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse. Esse tempo foi suficiente para que os voluntários diminuíssem a frequência cardíaca e aliviassem a tensão dos músculos. “Perder-se em um livro é o maior estágio de relaxamento possível”, opinou o neuropsicólogo David Lewis, que conduziu o teste. “Não importa qual é o livro, apenas o processo de escapar das preocupações do mundo cotidiano já é uma forma de relaxar.” diz;
  • Trabalha o senso crítico e diminui preconceitos. A leitura de obras literárias nos proporciona, ao nos introduzir em contextos diversos, reflexões que talvez não teríamos durante a rotina. Ler nos ajuda a abrir as mentes, a enxergar realidades diferentes e a sermos mais questionadores;
  • Provoca empatia. Ao nos envolvermos com a leitura, ficamos mais abertos a entender os personagens, pois temos ciência de seus sentimentos, traumas e experiências. Desta forma, nos conectamos com aquele ser representado e com sua história, julgando menos a partir do entendimento amplo da complexidade no qual o personagem está inserido;
  • Melhora o funcionamento do nosso cérebro. O estímulo mental da leitura nos ajuda a manter as habilidades mentais mesmo na velhice, período em que tendem a sofrer redução. Além disso, “atrasa” os sintomas de doenças como o Alzheimer.
HEAL, sabendo da importância da leitura, disponibiliza uma biblioteca especial para que os pacientes peguem livros emprestados. Afinal, se é bom para Eles (pacientes) é bom para nós!

E aí? Vamos exercer esse hábito?

ARTES
ENCONTRO HEAL+ COMUNIDADE
Ontem, ocorreu a 8ª edição do encontro: HEAL+Comunidade. O programa de relacionamento com a vizinhança do Hospital Espírita André Luiz tem se fortalecido cada vez mais! A cada encontro, novos membros chegam e agregam ao grupo. Afinal,”Juntos somos mais fortes!” 

Obrigado a todos os vizinhos por abraçarem esta causa social com o HEAL!

SerNews-04
62063715_2412895798991229_8897660159715704832_o
ARTE MEDIÚNICA E FRATERNIDADE
Na quinta-feira 18 de julho ocorrerá uma noite de arte mediúnica com o médium baiano Florencio Anton. Sua mediunidade, manifestada em pinturas, já o fez produzir mais de 30 mil telas, muitas assinadas por um grupo de mais de 110 pintores desencarnados, como Picasso, Renoir, Van Gogh, Monet, Boudin, Da Vinci, Tarsila do Amaral, Malhoa, dentre inúmeros outros.
Participante de demonstrações públicas em vários estados do Brasil e no exterior (como na Bélgica, França, Inglaterra, Itália, Suíça, Espanha, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Peru, Panamá e Portugal), Anton realiza as pinturas mediúnicas a óleo em transe, com os olhos fechados, utilizando pincéis e as próprias mãos. Em uma apresentação de duas horas e meia, o médium pinta cerca de 12 telas.
Com os recursos oriundos da venda de obras, ele fundou, em 1999, em Salvador, o Grupo Espírita Scheilla, que além da divulgação da doutrina espírita, mantém atividades de assistência social aos menos favorecidos da comunidade de Mussurunga, bairro popular de Salvador onde se situa.
Ao final da sessão de pinturas, haverá um leilão das telas realizadas no dia.Parte da renda arrecadada será destinada às atividades de amparo às mais de 15 mil crianças órfãs, idosos vulneráveis, crianças e adultos refugiados acolhidos e cuidados pela Fraternidade Sem Fronteiras em Moçambique, Madagascar, Senegal, Malawi e no Brasil. A outra parte será destinada à creche do Grupo Scheilla, em Salvador.

Data e horário: 18/07, das 8h às 22h;
Local: Auditório do CREA, na Praça da Assembleia.

entrada é franca. Para participar, inscreva-se aqui.

SerNews-07
ARTES9
CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS
Na útima terça-feira, 25/06, o HEAL recebeu Solange Lipère (Universidade Samadeva), que palestrou sobre Constelações Sistêmicas, abordando alguns conceitos e princípios gerais e exemplificando-os com o auxílio de pessoas voluntárias da platéia.

É bem comum nos depararmos com cargas emocionais que não compreendemos os motivos que despertaram tais sensações. Segundo os estudos de Constelações Sistêmicasos problemas, doenças, incompreensões e sentimentos ruins muitas vezes estão ligados a outros familiares que passaram pelas mesmas dificuldades, mesmo que não tenhamos conhecido-os.
Pode-se definir, portanto, a Constelação Sistêmica (ou Familiar) como um método psicoterapêutico que estuda padrões de comportamentos(geralmente inconscientes) em grupos familiares, considerando as gerações ancestrais e suas respectivas características. Existem três princípios norteadores, que atuam na conexão harmoniosa de nossos relacionamentos:

1 – Lei do pertencimento, que diz que todos têm a necessidade de pertencer a um grupo que nos acolha e ofereça o afeto que precisamos para crescer de forma harmônica;
2 – Lei do Equilíbrio, que diz que, para se manter a harmonia, os membros devem dar e receber afeto na mesma intensidade;
3 – Lei da Hierarquia, que diz que cada pessoa ocupa uma posição dentro do sistema familiar que deve ser reconhecida e valorizada pelos demais membros.

Caso tenha se interessado pelo tema e queira conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Universidade Livre do Samadeva (França) clique no botão abaixo.

SAMADEVA: Saiba mais!
SerNews-02
Curta nossa página no Facebook e visite nosso site.

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!