Ser+ News – 118ª Edição

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
SerNews-01
De 11 a 17 de julho de 2019 – 118ª edição
SerNews-05
ARTES
CONTATO COM A NATUREZA DIMINUI RISCOS DE TRANSTORNOS MENTAIS
Um estudo foi feito pelo Instituto Barcelona para a Saúde Global (ISGlobal) para comprovar se o contato com a natureza, durante a infância, gera benefícios à saúde mental na idade adulta. Como metodologia, ospesquisadores avaliaram 3.600 adultos moradores de quatro cidades européias e o resultado apontou a importância da exposição infantil aos espaços naturais.
Os adultos que foram menos expostos aos espaços naturais durante a infância tiveram pontuação mais baixa em testes de saúde mental, quando comparados aqueles de maior exposição.
Porém, em diversos países as pessoas vivem em áreas urbanas com acesso limitado as áreas verdes. Na Europa, por exemplo, o número de pessoas nesta situação representa 73% da população.
Diante deste cenário, a especialista e pesquisadora Wilma Zijlema acrescenta:“é importante reconhecer as implicações do crescimento em ambientes com limitações de exposição à natureza. Demais autores do estudo defendem que o contato com a natureza, essencial para o desenvolvimento infantil, deve ser uma pauta importante para as autoridades de saúde pública.
Além deste estudo, pesquisadores dinamarqueses concluíram que crescer em ambientes mais verdes reduz em até 55% o risco de um adulto desenvolver problemas como a depressão. Ou seja, quanto mais tempo as crianças (desde o nascimento até os 10 anos de idade) estiverem cercadas de espaços verdesmenor o risco de desenvolverem transtornos mentais.
HEAL, com sua extensa área verde, oferece esse contato com a natureza para os pacientes em tratamento para a dependência química (CETAS) por meio de atividades na horta (hortoterapia) e por outras terapias feitas rodeadas de admiráveis árvores e jardins.
Vocês sabiam que alguns psicólogos do HEAL conversam com seus pacientes em nossas áreas abertas? Explorando o espaço verde que temos aqui, buscam estimular um olhar que supere o foco nos problemas urbanos, além da conexão com a espiritualidade e seres vivos que, às vezes, passam despercebidos.

Para conferir os espaços naturais do HEAL, acesse aqui:http://heal.org.br/galeria/tour-virtual/tour-pelo-heal/

ARTES
LIVRO CURTOS E SURTOS, DE MARI TIBO
Na última quinta-feira, 04 de julho, o livro CuRtOsEsUrToS, escrito por Mari Tibo (ex paciente do HEAL) foi lançado em grande estilo!
Baseado na experiência da própria autora, o livro abrange sua trajetória, desde o diagnóstico de Transtorno Bipolar até o tratamento atual.
Mari, que já esteve internada no HEAL, alimenta grande gratidão pela ajuda recebida e garante que, durante sua luta em busca da saúde mental, escreveu bastante!
Mesmo vivendo “altos e baixos”, Mari soube transformar toda a experiência com médicos psiquiatras, psicólogos, medicamentos e tratamento via Eletroconvulsoterapia (ECT) em um grande diário.
O livro CuRtOsEsUrToS auxilia o leitor a entender um pouco melhor sobre o Transtorno Bipolar a partir de um relato real. É um livro que envolve as famílias, amigos de pacientes e profissionais da saúde mental.
No lançamento da obra, alguns profissionais do HEAL estiveram presentes para homenagear o  trabalho da escritora (foto).

É de extrema satisfação para o HEAL ver obras/artes resultantes do período de busca pela saúde mental. Parabéns, Mari Tibo, por saber transformar essa fase difícil e conflituosa em uma obra que ajudará outras pessoas!

Para conferir a obra e as postagens acerca da mesma, confira o Instagram@curtosesurtos.

SerNews-06
cvv-prevencao-suicidio
POSSIBILIDADE DE AUXÍLIO EMOCIONAL EMERGENCIAL – CVV
Como já pautado em edições anteriores, falar sobre saúde mental é de extrema importância. É o primeiro passo para encarar o problema com a devida atenção que merece.

falta de conversa sobre os transtornos mentais, alimentada por diversos tabus sociais, atua diretamente no aumento de pessoas que não buscam tratamentos para o problema, agravando-os em muitos casos e nos consequentes atos de suicídios.

Diante desse cenário, o Centro de Valorização da Vida (CVV) possuivoluntários de todo o território nacional, dispostos a conversar e ajudar 24 horas por dia, de forma gratuitaSim, de forma GRATUITA! As conversas são mantidas em anonimato e tudo que é dito é mantido em sigilo e respeito.

Opções de contato com o CVV:

  • Chat online;
  • Número de telefone 188;
  • E-mail;
  • Unidades físicas do CVV.
O serviço oferecido pelo CVV é uma ótima alternativa para aqueles que se sentem intimidados de ir a um local que necessita de identificação e, portanto certo grau de exposição. Clicando aqui você será direcionado à página de auxílio.

Entretanto, é necessário destacar que, em muitos casos, o acompanhamento mais específico e adequado ao tipo de transtorno e/ou estado de gravidadeé fundamental para resultados mais positivos. A ajuda do CVV é simmuito válida e necessária, mas não substitui o cuidado de profissionais especializados.

Saúde mental importa! Não a banalize.

“Saúde mental:
– É estar de bem consigo mesmo e com os outros do seu convívio.
– É saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte do cotidiano.
– É reconhecer suas limitações e buscar ajuda quando for necessário.”

Hudson Pessini

SerNews-07
Serie Andre Luiz
OBRAS DE ANDRÉ LUIZ: MISSIONÁRIOS DA LUZ
A obra tem como protagonista novamente o espírito André Luiz. Trata damediunidade, da comunicação dos espíritos com o plano carnal e da ligação pelo pensamento que existe entre todos os seres, seja na terra ou no além. Também aborda o poder da oração como pedido de assistência e descreve agrandiosidade da reencarnação de um espírito, a partir da obra-prima que é a fecundação.

Assuntos principais do livro:

  • Os “segredos” da Reencarnação;
  • Mostrar que a morte física não é o fim;
  • Perispírito moldando as células materiais; Espíritos superiores orientando o processo reencarnatório e aspectos da manifestação mediúnica.
Raramente se encontrará na literatura espírita fonte igual de ensinamentos sobre a programação da existência terrena, que afinal de contas, não passa de uma etapa da bênção maior que é a vida!

Obs: Continue acompanhando a nossa newsletter e leia mais adiante o resumo de mais duas obras da série: “A Vida no mundo espiritual” do espírito André Luiz.

SerNews-02
Curta nossa página no Facebook e visite nosso site.

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!