Ser+ News – 119ª Edição

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
SerNews-01
De 18 a 24 de julho de 2019 – 119ª edição
SerNews-05
ARTES23
MAIS SAÚDE MENTAL NA REDE DIGITAL: INSTAGRAM OCULTA CURTIDAS EM FOTOS!
Ontem, 17/07, o Instagram começou esconder a contagem dos likes com o objetivo do foco em conteúdo e menos em “números”.

Essa iniciativa pode marcar o recomeço de uma nova era! E podemos dizer que um dos principais motivos dessa mudança foi a preocupação  com a saúde mental dos usuários. Interessante, não é mesmo?

Não podemos deixar que o celular tome conta de nossas vidas e “roube” o nosso valioso tempo. Ele (celular) tem deixado as pessoas doentes e distantes das coisas que realmente importam, como dar atenção a quem amamos, por exemplo. #FicaDica

Por entendermos de Saúde Mental e da sua importância nos dias atuais,louvamos a brilhante iniciativa.

ARTES2
DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA
Influenciadora digital Alinne Araújo, conhecida pelo perfil @sejjesincera, após ser abandonada no altar e casar consigo mesma, no último sábado (13), foi encontrada morta no Rio de Janeiro, cidade onde morava, nesta segunda-feira (15).

Este caso está sendo muito discutido na mídia, mas gostaríamos de  focar na importância de falarmos sobre a depressão, problema que a influencer enfrentava e discutia em suas redes.

Depressão
No ano passado, um grupo de 200 cientistas de todo o mundo publicou umestudo inédito sobre depressão na revista “Nature Genetics”. Mais de 40 genes associados à condição foram identificados em uma espécie de “mapa” da doença. Embora as pesquisas estejam avançando, ainda não é possível determinar com exatidão o que provoca o transtorno. Diz-se que há a influência de fatores externos, mas também de uma pré-disposição.

Dados da OMS, divulgados em 2017, apontam que 11,5 milhões de brasileiros têm depressão – o que torna o país o líder na América Latina e o segundo com mais prevalência nas Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Embora assustem, os números parecem não refletir a situação do Brasil com o devido peso. É que, além de a doença não ter “cara”, os depressivos ainda precisam lidar com o sofrimento e enfrentar estigmas e preconceito. Segundo o psicanalista e psicólogo Eduardo Lucas Andrade, o julgamento também é uma forma de abandono.

Clique aqui e confira na íntegra a reportagem completa do portal BHAZ.

Instagram_Artes10
ALIMENTAÇÃO E SAÚDE MENTAL: EXISTE RELAÇÃO?
Uma alimentação adequada traz uma série de benefícios ao nosso corpo, principalmente àqueles que possuem doenças cardiovasculares, digestivas e endócrinas. Isso já é constatado há décadas, mas as comprovações de uma relação direta entre dieta balanceada e saúde mental foram mais tardias.

Existem pesquisas que evidenciam o papel crucial da alimentação na saúde mental das pessoas, atuando diretamente em uma qualidade de vida mais elevada. O campo de psiquiatria nutricional já apresenta as correlações entre o que comemos e a forma que nos sentimos/comportamos. Drew Ramsey, agricultor e psiquiatra da Universidade Columbia em Nova York, é um dos que defende que uma dieta deficiente é um dos maiores fatores quecontribuem com a depressão.

Uma alimentação inadequada pode agravar os sintomas de pessoas com transtornos mentais?
Especialistas afirmam que sim, principalmente no caso de dietas hipercalóricas pobres em nutrientes, baseadas em produtos ultraprocessados e comida rápida. A dieta saudável, por sua vez, traznutrientes essenciais ao cérebro, como minerais, vitaminas, aminoácidos. Por terem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuroprotetores, ajudam a combater melhor as consequências negativas do estresse. Um estado de ânimo depressivo e com deterioração cognitiva pode estar relacionado à falta de vitaminas.

Além disso, uma má hidratação, o consumo de álcool, de cafeína e o hábito de fumar podem precipitar e estimular os sintomas de ansiedade. A especialista acrescenta que os picos altos de açúcar podem imitar de uma crise de ansiedade a um ataque de pânico.

Vale frisar que, apesar de saber que a alimentação tem papel fundamental na manutenção da nossa qualidade de vida, uma dieta balanceada por si só não é suficiente para curar os transtornos mentais.

Se você possui hábitos alimentares negativos, que tal se desafiar a mudar?
SerNews-04
WhatsApp Image 2019-07-13 at 08.05.04
E OS ARRAIÁS CONTINUAM EM BH…
Quem não curte uma festa Junina ou Julina, não é mesmo? Então aproveitem, porque neste final de semana tem mais! Agora é a vez doarraiá do Centro Espírita Casimiro Cunha, localizado no bairro Salgado Filho.
Além de se divertir, você ainda auxilia nas causas sociais assitidas pela casa, “sô”!
SerNews-02
DOE PARA O HEAL!
Siga-nos em nossas redes sociais!

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!