Ser+ News – 93ª Edição

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
SerNews-01
De 17 a 23 de janeiro de 2019 – 93ª edição
SerNews-05
3 (6)
COMO AJUDAR QUEM SOFRE COM DEPRESSÃO?
Neste mês da Saúde Mental, denominado Janeiro Branco, temos trazido a cada edição uma matéria correlacionada ao tema. Hoje, falaremos um pouco sobre uma das doenças que mais afetam os brasileiros: a depressão. 
No ano passado, um grupo de 200 cientistas de todo o mundo publicou umestudo inédito sobre depressão na revista Nature Genetics. Mais de 40 genes associados à condição foram identificados em uma espécie de “mapa” da doença. Embora as pesquisas estejam avançando, ainda não é possível determinar com exatidão o que provoca o transtorno. Diz-se que há a influência de fatores externos, mas também de uma pré-disposição.

Dados da Organização Mundial de Saúde, divulgados em 2017, apontam que 11,5 milhões de brasileiros têm depressão – o que torna o país o líder na América Latina e o segundo com mais prevalência nas Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Embora assustem, os números parecem não refletir a situação do Brasil com o devido peso.

“O julgamento, a moralidade e as críticas representam abandono para pessoas depressivas. É necessário acolher e ter escuta atenta a essas pessoas para que haja possibilidade de tratamento. Não é só falar, é realmente estar junto e procurar tratamento. Muitas pessoas não buscam por receio, por medo, muitas não conseguem falar sobre e outras evitam justamente para não lidar com o olhar preconceituoso do outro. (…) Essa postura só ataca o indivíduo e não ajuda em nada”, diz Eduardo Lucas Andrade, psicanalista e psicólogo.

Doenças e distúrbios mentais, como a depressão, devem ser encarados como um problema de todos. Mas, infelizmente, cada vez mais osofrimento do outro tem sido banalizado em nossa sociedade.

portal BHAZ  publicou uma matéria interessante sobre o tema: “Depressão e suicídio: O que você precisa saber para não julgar e AJUDAR DE VERDADE quem precisa” . Basta clicar no link para ter acesso ao conteúdo na íntegra.

SerNews-06
1 (5)
EMPRESA FAZ CAMPANHA DE NATAL E ARRECADA MAIS DE 2 MIL PARA O HEAL.

A empresa Ciclovia Bicicletas, localizada na Avenida Dom Pedro II, 1207, Carlos Prates – BH , criou uma campanha no último natal que foi bem diferentea cada bike vendida, R$5,00 seria doado para HEAL. 
Segundo o gerente da loja, Marcus Vargas: “Teve cliente que priorizou a compra da bike de natal na Ciclovias pelo ato solidário da empresa, e tevevendedor empolgado em bater a meta de doação estipulada pela loja também.”. No final, todos saímos ganhando!

Obrigado Ciclovia Bicicletas pela doação! São parceiros como vocês que nos auxiliam com expressivo trabalho humanitário que desenvolvemos em favor da saúde mental.

E você? Também quer ser solidário ao HEAL? Acesse e saiba como ajudar: http://heal.org.br/como-ajudar/

SerNews-07
SERMAIS
DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
No dia 21 de janeiro, comemora-se em todo o território nacional, o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa.

Oficializada em 2007, através da Lei n.º 11.635, a data tem comoobjetivo alertar a sociedade sobre o problema da intolerância gerado pelo desrespeito às diversas crenças existentes no mundo. Por isso, o dia é considerado um marco pela luta ao respeito da diversidade religiosa: além de alertar para a discriminação no âmbito religioso, propõe a igualdade para professar as diferentes religiões.

No Brasil, o preconceito e a intolerância religiosa são consideradoscrimes passíveis de punição previstas no Código Penal. O último levantamento do Ministério dos Direitos Humanos afirma que, entre janeiro de 2015 e o primeiro semestre 2017, o Brasil registrou uma denúncia de intolerância religiosa a cada 15 horas. Estados de São Paulo, Rio e Minas Gerais lideram casos de intolerância, colocando as religiões de matriz africana no ranking das vítimas.

As denúncias de preconceitos contra qualquer religião podem ser feitas peloDisque 100,  serviço do governo federal para receber denúncias de violações de direitos humanos.

Trabalhemos juntos para que não só no dia 21 de janeiro, mas por todo o ano, atitudes de respeito e tolerância em relação à crença do outro predominem em nossa comunidade!

SerNews-04
49864848_1225716164250730_2818335772740943872_n
III ENCONTRO FRATERNIDADE SEM FRONTEIRAS
As incrições ainda estão abertas!
Nos dias 12, 13 e 14 de abril, acontecerá no Mineirão, o III Encontro Fraternidade Sem Fronteiras. “Um encontro para fortalecer a corrente fraterna por um mundo melhor”.
Para aqueles que não conhecem, a Fraternidade Sem Fronteiras é umainstituição nacional, sem fins lucrativos, com atuação no Brasil e na África Subsaariana. A organização mantém e apoia diversos projetos filantrópicos como centros de acolhimento a idosos e crianças, clínicas de tratamento para dependentes químicos,  acolhimento e amparo a refugiados.

No dia do grande encontro, haverão apresentações de todos os projetos da FSF, diálogo inter-religioso com representantes de várias religiões, depoimentos, músicas e artes. É uma oportunidade enorme de se aproximar e conhecer melhor o trabalho da instituição, o evento contará com nomes como: Divaldo Franco, Haroldo Dutra, Roberto Lúcio.

Gostou da ideia? Clique aqui para fazer sua inscrição. Valor: R$150,00 inteira e há opção de meia entrada também.

Para saber mais sobre o belo trabalho desenvolvido pela Fraternidade, acesse o site www.fraternidadesemfronteiras.org.br

SerNews-02
Curta nossa página no Facebook e visite nosso site.

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!