Ser+ News – 97ª Edição

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
SerNews-01
De 14 a 20 de fevereiro de 2019 – 97ª edição
SerNews-05
ARTES8
OS MITOS E VERDADES SOBRE A ELETROCONVULSOTERAPIA (ECT).
Nas últimas semanas a imprensa levantou o debate sobre algumas questões da nova política de atendimento à saúde mental no Brasil.  E um dos pontos levantados foi sobre o uso da Eletroconvulsoterapiatratamento psiquiátrico no qual são provocadas alterações na atividade elétrica do cérebro induzidas por meio de passagem de corrente elétrica, sob condição de anestesia geral.

Por isso, resolvemos trazer para você, nosso leitor, alguns mitos verdadesrespeito da ECT.

MITO: a ECT é uma “terapia de choque” que deixa o cérebro de um paciente danificado e se contorcendo de dor.
REALIDADE: a ECT induz convulsões, mas primeiro os pacientes recebem um relaxante muscular e anestesia geral.
“Pode-se definir a ECT como, a utilização de descargas repetitivas eletricamente induzidas nos neurônios no sistema nervoso central”¹. A convulsão pode restaurar algumas neuroconexões ou reconectar nervos que estão “em curto-circuito”

1 HALES, R. Tratado de psiquiatria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992
MITO: ECT é dado sem o seu consentimento.
REALIDADE: Se o seu psiquiatra sugere que a ECT pode ser útil para você, você pode recusar o tratamento. Quando um paciente não é capaz de fornecer consentimento – por exemplo, se ele não responder ou delirar com gravidade – sua família e cuidadores ajudam o psiquiatra a tomar uma decisão em seu melhor interesse e, nesse caso, a aprovação da autoridade de saúde mental geralmente é necessária.

MITO: ECT apaga a memória.
REALIDADE: A maioria dos pacientes experimenta alguma perda de memória de curto prazo, que geralmente melhora com o tempo. A perda de memória geralmente cobre eventos que ocorreram pouco antes do tratamento e, para a maioria das pessoas, o problema não continua por mais de alguns dias. É raro experimentar perda de memória a longo prazo.
É comum após a ocorrência de uma convulsão, seja por ECT, epilepsia ou por outros motivos, alguns pacientes passarem por uma confusão mental de curto prazo.

MITO: ECT é usado apenas para depressão.
REALIDADE: ECT mais comumente usado para pessoas com depressão grave que não respondeu a outros tratamentos. Também é usado para tratar pessoas com transtorno bipolar, esquizofrenia e psicose.

ECT no HEAL
9
OS BENEFÍCIOS DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS (TAA)
Está sendo provado que os animais, além de serem ótimas companhias,estimulam a atividade do cérebrodiminuem a pressão arterial, incitam aliberação de hormônios “da felicidade” e, por isso, ajudam a diminuir a sensação de dor e desconforto.
Por meio da Terapia Assistida por Animais (popularmente conhecida como ZooTerapia), os animais contribuem com o tratamento de pessoas comdoenças psicológicas e físicas em clínicas e hospitais.
Você já tinha parado para pensar em todos esses benefícios que os animaizinhos podem nos proporcionar?
Interessante, não é mesmo!?
SerNews-03
ARTES5
FILME KARDEC ESTREIA EM MAIO DESTE ANO.
Em maio estreará o filme “Kardec”, roteiro e direção feitos por Wagner de Assis (mesmo diretor de ”Nosso Lar”).

Sinopse:
“A história do educador francês Hypolite Leon Denizard Rivail, reconhecido mais tarde como Allan Kardec. Além de tradutor e escritor, Kardec é conhecido por ter decodificado o espiritismo, uma das religiões mais praticadas no Brasil. Ele escreveu os cinco livros que compõem a Codificação da Doutrina Espírita, entre eles O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos.”
Portanto, se a história do decodificador do espiritismo te interessa, essa será uma excelente oportunidade de aprender um pouco mais.

Confira o trailer aqui! 
SerNews-07
índicefsf
É NESTE SÁBADO O FLASHMOB! 
Neste sábado, 16 de fevereiro, às 12h, acontecerá o FlashMob (ação artística curta com movimentos coreografados) organizado pela Fraternidade sem Fronteiras (FSF) com o intuito de celebrar a fraternidade universal earrecadar recursos para as ações de cuidado com pessoas em estado vulnerável.  
Caso queira participar desta ação, se inscreva clicando aqui.
Saída para Aeroporto de Confins 08:30h (Núcleo Artístico – Savassi) / Retorno após o FlashMob (chegada em BH por volta de 14:30h).
ATENÇÃO!
último ensaio acontecerá amanhã, 15/02 (sexta-feira), das 19h às 22h, no endereço: Rua dos Aimorés, 3509 – Barro Preto, Belo Horizonte – MG, 30140-073 (acesse o mapa do local).
SerNews-02
Curta nossa página no Facebook e visite nosso site.

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!