Ser+News – 90ª Edição

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
SerNews-01
De 27 de dezembro de 2018 a 02 de janeiro de 2019 – 90ª edição
SerNews-04
Janeiro Branco
VEM AÍ…
O primeiro mês do ano está chegando e com ele vem também mais um grande evento do Hospital Espírita André Luiz!
No dia 29/01, no Clube dos Oficiais (Rua Diabase, 200 – Prado), acontecerá, pela primeira vez, o “Janeiro Branco – Saúde Mental e Bem-estar”, um evento completamente dedicado à palestras sobre o tema.
No dia, teremos três exposições distintas, ministradas por Roberto Lúcio,Jaider Rodrigues e Haroldo Dutra, além da apresentação da anfitriã Vivian Santos.
O evento se iniciará às 19h e as incrições já podem ser feitas pelo linksympla.com.br/healjaneirobranco
Para mais informações, ligue: (31) 3115-2646 ou (31) 3115-2644
SerNews-07
SERMAIS
CARTA DE ANO NOVO
                                 Emmanuel
Ano Novo é também a renovação de nossa oportunidade de aprender, trabalhar e servir.

O tempo, como paternal amigo, como que se reencarna no corpo do calendário, descerrando-nos horizontes mais claros para a necessária ascensão.

Lembra-te de que o ano em retorno é novo dia a convocar-te para execução de velhas promessas, que ainda não tiveste a coragem de cumprir.

Se tens algum inimigo, faze das horas renascer-te o caminho da reconciliação.

Se foste ofendido, perdoa, a fim de que o amor te clareie a estrada para frente.

Se descansaste em demasia, volve ao arado de tuas obrigações e planta o bem com destemor para a colheita do porvir.

Se a tristeza te requisita, esquece-a e procura a alegria serena da consciência feliz no dever bem cumprido.

Novo Ano! Novo Dia!

Sorri para os que te feriram e busca harmonia com aqueles que te não entenderam até agora.

Recorda que há mais ignorância que maldade, em torno de teu destino.
Não maldigas, nem condenes.

Auxilia a acender alguma luz para quem passa ao teu lado, na inquietude da escuridão.
Não te desanimes, nem te desconsoles.

Cultiva o bom ânimo com os que te visitam, dominados pelo frio do desencanto ou da indiferença.

Não te esqueças de que Jesus jamais se desespera conosco e, como que oculto ao nosso lado, paciente e bondoso, repete-nos de hora a hora: “Ama e auxilia sempre. Ajuda aos outros, amparando a ti mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou contigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de teu coração.”

Do livro Vida e Caminho, obra psicografada por Francisco Cândido Xavier.
Cartaz_III Encontro Fraternidade sem fronteiras_at
III ENCONTRO FRATERNIDADE SEM FRONTEIRAS
Ano que vem, Belo Horizonte receberá em um de seus maiores pontos turísticos um evento pra lá de especial! Acontecerá no Mineirão, nos dias12, 13 e 14 de abril III Encontro Fraternidade Sem Fronteiras. “Um encontro para fortalecer a corrente fraterna por um mundo melhor”.

Para aqueles que não conhecem, a Fraternidade Sem Fronteiras é umainstituição nacional sem fins lucrativos com atuação no Brasil e na África Subsaariana. A organização mantém e apoia diversos projetos filantrópicos como centros de acolhimento a idosos e crianças, clínicas de tratamento para dependentes químicos,  acolhimento e amparo a refugiados…

No dia do grande encontro, haverão apresentações de todos os projetos da FSF, diálogo inter-religioso com representantes de várias religiões, depoimentos, músicas e artes.

Se interessou? Clique aqui para fazer sua inscrição.
Para saber mais sobre o belo trabalho desenvolvido pela Fraternidade, acesse o site www.fraternidadesemfronteiras.org.br
SerNews-05
SERMAIS
O TABU DA SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. É umestado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Em nossa sociedade, vem ficando cada dia mais evidente a estreita relaçãoentre a saúde mental e a física e o impacto extremo que ambas têm naeficiência  do indivíduo no ambiente de trabalho.  Profissionais de alta performance reconhecem e investem cada vez mais em uma desenvolver umaestrutura psicológica forte e saudável.

Porém, apesar destes avanços, a preocupação e o cuidado com a saúde mental do colaborador no ambiente profissional ainda é um tema polêmico. Prova disto é o resultado de uma pesquisa feita pelo instituto britânico de saúde mental Mind, em que descobriu-se que 90% das pessoas que ficaram longe do trabalho devido ao desgaste mental, não citaram o estresse como razão de sua ausência. Na verdade, a maioria delas justificou-se dizendo que estava com um problema físico.

Segundo a OMS, as situações de competição são as principais causas de estresse associado ao trabalho. Estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas no trabalho pode sofrer de algum problema de saúde mental. Esses problemas vão impactar diretamente no ambiente de trabalho, causando perda de produtividade e faltas ao expediente, entre outros.

Estigmatizada desta forma, a saúde mental pode tomar até a forma de discriminação. Novamente, segundo a pesquisa da Mind, a maioria dos indivíduos que contaram sobre seus problemas mentais para seus empregadores foram discriminados como resultado. Alguns até mesmo dispensados.

A dinâmica de organização do trabalho, a submissão à chefias autoritárias, a falta de comunicação entre as pessoas, o aumento no ritmo de trabalho e a exigência crescente de produtividade também são fatores que podem afetar a saúde dos trabalhadores.

Os empregados devem ser orientados a reconhecer sinais de depressãoentre os colegas, como a tristeza excessiva, a falta de esperança, a perda de interesse em atividades que antes traziam prazer e as modificações de apetite e hábitos de sono. Também é recomendado que o colaborador  afetado busque ajuda profissional quando necessário e pratique o autocuidado e a capacidade de se adaptar a novas situações.
Assim, aos poucos, conseguimos mudar o  forte estigma do cuidado mental e emocional no ambiente de trabalho.

Fontes: https://www.mind.org.uk/
http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2523-saude-mental-no-trabalho-e-tema-do-dia-mundial-da-saude-mental-2017-comemorado-em-10-de-outubro
SerNews-02
Curta nossa página no Facebook e visite nosso site.

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!