Ser+News – 98ª Edição

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
SerNews-01
De 21 a 27 de fevereiro de 2019 – 98ª edição
SerNews-05
ARTES2
HEAL+COMUNIDADE: SEU VIZINHO MAIS PERTO DE VOCÊ.
Ontem, (20/02), foi realizado o 6º encontro com a comunidade do entorno do HEAL. O primeiro encontro deste ano teve como objetivos: fazer umaretrospectiva das ações sociais realizadas em 2018; definir o calendário bimensal das reuniões em 2019 e planejar as próximas ações.
O programa HEAL+Comunidade foi criado há 9 meses, mais precisamente em maio de 2018,  e desde então vem cumprindo com seus principais objetivos:
  • Trazer ações e projetos sociais que possam beneficiar a comunidade local;
  •  Fortalecer os laços entre o HEAL, instituições públicas e privadas e a população;
  •  Formar uma rede de amigos vizinhos;
  •  Promover o desenvolvimento e engajamento da população local.
Hoje, temos até um grupo de WhatsApp – “Amigos vizinhos do HEAL” – para ajudarmos uns aos outros. O grupo é composto por creches, escolas, asilos, empresas privadas, e também outras instituições dos bairros Salgado Filho e Betânia (região oeste de Belo Horizonte).
HEAL+Comunidade: juntos somos mais fortes!
ARTES
Já ouviu falar da “SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL”?
A correria no trabalho demanda muito da nossa energia e disposição, principalmente quando passamos por situações desgastantes. O excesso de trabalho (e, consequentemente, tudo que ele nos exige) pode causar a chamada Síndrome de Burnout, traduzida como “Síndrome do Esgotamento Profissional”, acarretando um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema.
Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros. Traduzindo do inglês, “burn” quer dizer queima e “out” exterior.

Os sintomas são diversos, envolvendo desde nervosismo a problemas físicos, como dores de barriga. E para identificar os primeiros sinais da doençatrês aspectos principais devem ser observados:

  • Esgotamento emocional
  • Distanciamento afetivo
  • Perda de sentido de realização profissional
Algumas recomendações:
  • Atentar-se ao que acontece com você, pois, muitas vezes, sentimos diversos sintomas e acabamos negligenciando nossa saúde por descartar a possibilidade de serem sinais de problemas sérios. Quando persistirem sintomas, deve-se consultar um médico;
  • Caso desconfie de que esteja com a Síndrome, procure um psicólogo ou psiquiatra para realizar a avaliação e, se for o caso, o acompanhamento com psicoterapia;
  • prevenção é feita por meio de atitudes simples, como buscarmomentos de descontração (incluindo passeios diferentes), conversar sobre seus sentimentos, fazer exercícios físicos, além de manteruma boa noite de sono.
Atente-se, saúde não é brincadeira! Busque sempre práticas que lhe tragam bem-estar e realização, afinal, qual o sentido de persistir em alguma tarefa que lhe faz mal?
SÍNDROME DE BURNOUT
Saiba mais!
SerNews-03
ARTES3
HEAL – O PODER DA MENTE
O estresse está tornando-se cada vez mais presente nas atividades que desempenhamos no cotidiano e que, aos poucos, nos deixa frustrados, cansados e… doentes.
O documentário “HEAL – O poder da mente”, estreado neste mês de fevereiro na Netflix, nos transmite a mensagem do quanto nossos pensamentos, emoções, crenças, alimentação e estilo de vida estão diretamente ligados ao nosso estado de saúde (mental e físico).
A ideia é conhecer melhor o poder que temos dentro de nós e a forma que o utilizamos, refletindo sobre como podemos focar na melhoria de nossa trajetória.
Vale a pena assitir!
 Trailer aqui!
SerNews-07
ARTES4
PRECE DO SERVIDOR IMPERFEITO
Senhor Jesus, mestre de Misericórdia,
Dá-nos a benção do seu amor compassivo e generoso que nos alimente o olhar e a compaixão, a aceitação e a paciência, a esperança e a tolerância a fim de nos sintonizarmos com os altos planos da vida.
Dá-nos, Senhor, a palavra que abençõe no lugar da crítica que maldiz; a mão que afaga ao invés do braço que agride; o olhar que acolhe no lugar da observação que ressalta o mal.
[…] Senhor! Não nos permita o cansaço improdutivo, a lamentação destruidora, o ócio venenoso ou o julgamento assassino.
Ensina-nos a servir sem maldizer e a colaborar menos inutilmente na tua seara, de acordo com os desígnios Santos do teu coração.
E quando nos faltar a compreensão justa, o entendimento amplo, a afetividade espontânea ou a compaixão generosa permita, Senhor, que a tua força nos renove os ânimos a fim de que continuemos a caminhar, um pouco mais, na estrada do aprendizado do que verdadeiramente significa ser cristão.
Bernadete (educadora)
Psicografado por Andrei Moreira, na reunião mediúnica da AMEMG no Hospital Espírita André Luiz, em Belo Horizonte, em 28/01/2019.
Link da prece completa
SerNews-02
Curta nossa página no Facebook e visite nosso site.

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!