Ser + News – 144ª Edição

SerNews-01
De 09 a 15 de janeiro/2020  – 144ª edição
SerNews-05
SER CLIMA
A INFLUÊNCIA DO CLIMA NA SAÚDE MENTAL

Você sabia que o clima de onde vivemos influencia diretamente no nosso humor?

clima como elemento do meio natural, é um dos principais fatores influenciadores da adaptação do homem na terra, podendo influenciar tanto positivamente quanto negativamente.

Há estações do ano em que algumas doenças mentais pioram. Os dias mais curtos e nublados atraem o humor melancólico. Algumas pessoas sentem vontade de dormir mais, optam por comidas mais fortes, mudanças na energia e motivação diária são apresentadas. Estas alterações manifestam-se de diferentes formas entre as pessoas.

Quando se trata de depressão sazonal, que é um tipo de depressão relacionada com o clima, quer dizer que estas mudanças passam a apresentar problemas significativos no dia-a-dia das pessoas. Acredita-se que a causa tenha uma correlação com a distância da Linha do Equador por causa do tempo de luz. A luz influencia o relógio biológico, por isso, quando existe uma baixa de luminosidade, há uma queda na produção de serotonina (neurotransmissor conhecido como a hormônio da felicidade). A falta de luz influencia também a melatonina, que induz o sono.
Por isso, indicamos alguns comportamentos que podem ajudar a prevenir a depressão sazonal:

  • Faça passeios ao ar livre.
  • Abra as janelas de casa para permitir a entrada da luz.
  • Acorde mais cedo para que possa usufruir de mais tempo de luz natural.
  • No trabalho, se possível, sente-se ao pé das janelas.
  • Faça uma pequena caminhada pela manhã.
  • Pratique exercício físico ao ar livre.
  • Faça férias de inverno em países com mais sol.
  • Tenha uma alimentação saudável.
Vamos colocar esses comportamentos em prática em 2020?
ing
CAMPANHA “DESPERDÍCIO NÃO” NO HEAL
Em fevereiro de 2019, o setor de Comunicação e Promoção Social do HEAL, em parceria com o setor de Nutrição e Dietética (SND) e Diretoria de atenção à saúde, iniciou a campanha “Desperdício Não”O primeiro passo da campanha foi trabalhar a redução de desperdício de alimentos no refeitório dos funcionários.

Toda comida que volta no prato do funcionário e vai para o lixo é pesada pelo SND do hospital, sendo denomidado de “resto ingesta”.

O controle de resto ingesta visa avaliar a adequação das quantidades preparadas em relação às necessidades de consumo (sobras), o porcionamento na distribuição e a aceitação do cardápio através dos alimentos devolvidos pelo comensal (RICARTE et al., 2005).
Como ilustrado nos gráficos da imagem acima, conseguimos reduzir, consideravelmente, o nosso resto ingesta. Mesmo havendo variações, observamos que após o início da campanha não mais desperdiçamos 79kg de alimentos (mensuração de jan/19), ou seja, os funcionários foram realmente impactados pelas mensagens da campanha que teve custo zero para o HEAL.

Em 2019, houve também o trabalho interno de reaproveitamento de copos descartáveis. Todos os copinhos de plástico utilizados no refeitório pelos pacientes e funcionários do hospital foram reaproveitados como suporte para plantio de mudas na hortoterapia. Os pacientes do Centros de Terapias e Assistência Social André Luiz (CETAS) foram os responsáveis por este trabalho.

E 2020 promete mais “Desperdício Não”! O setor de Comunicação do hospital já está “a todo vapor” levantando dados e produzindo material para a nova campanha. Desta vez, trabalharemos a redução do consumo interno de água, tanto com os funcionários quanto com os pacientes. Aguardem!

SerNews-03
DICAS DE 120 FILMES, SÉRIES E DOCUMENTÁRIOS – PARTE 1
Voltamos com a nossa “queridíssima” série de indicações de filmes, documentários e séries que estão ajudando no despertar de uma nova consciência ou no questionamento da nossa realidade.

Como irá funcionar a publicações das indicações? Indicaremos em cada edição do nosso jornal digital “Ser+News” 10 filmes/série/documentários e na edição seguinte mais 10, até completarmos as 120 dicas (sempre pausando nas 2 edições subsequentes).

Abaixo seguem os links para que possam clicar e já assistirem! Aproveite!

1. Você Pode Curar Sua Vida (Louise Hay)

2. Turista Espacial (La Belle Verte)

3. O Efeito da Sombra- Debbie Ford

4. A Profecia Celestina

5. Nosso Lar

6. Conversando com Deus 

7. Humano
1- Vol.1
2- Vol. 2
3- Vol. 3

8. Lucy

9. A Biologia da Crença – Bruce Lipton

10. Café de Flore – Legendas

Novo(a) CorelDRAW X6 Graphic_j
SerNews-04
46ª-Campanha
46ª CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA EM MINAS GERAIS

Você sabia que a atividade teatral auxilia no combate a depressão?

O teatro, muitas vezes, tem roteiros profundos, que fazem emergir o próprio eu e entrar em contato com partes de si que estavam inconscientes, trazendo essa exploração íntima à tona na interpretação. É um processo prazeroso, capaz de despertar emoções e auxiliar nessa busca interior ao conectar-se consigo mesmo.

Esse estímulo ao autoconhecimento é importante para ajudar no combate à depressão, especialmente por permitir compreender e lidar com os próprios sentimentos conflitantes assim como a visão de mundo.

A fim de divulgar canais culturais e facilitar o acesso popular às artes, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Confins, Juiz De Fora, Ribeirão das Neves e Sete Lagoas, recebem este ano a 46ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. A campanha ocorrerá entre os dias 3 de janeiro e 16 de fevereiro e 150 espetáculos serão apresentados ao público da capital mineira a preços populares.

“Com o preço popular, democratizamos o acesso ao teatro, pois pessoas de várias faixas de renda, famílias, podem ir ao teatro. Nosso desafio é fazer com que esse público vá ver os artistas mineiros fora da campanha. Temos espetáculos maravilhosos em Minas. Em Sete Lagoas e Juiz de Fora, por exemplo, as produções são locais. São artistas das próprias cidades”, comentou Rômulo Duque, presidente do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais.
As produções apresentadas são todas de artistas mineiros, uma forma de apoio ao trabalho dos artistas locais. O gênero mais procurado e com mais peças, como de costume, é o humormas há espetáculos de todos os tipos, do drama ao teatro político, passando pelo infantil e a dança contemporânea.
Ficou interessado? Clique aqui e saiba mais.
SerNews-02
DOE PARA O HEAL
Siga-nos em nossas redes sociais!

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!

Ao enviar este formulário, você automaticamente estará aceitando nossa política de privacidade.

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!

Ao enviar este formulário, você automaticamente estará aceitando nossa política de privacidade.