Ser + News – 146ª Edição

SerNews-01
De 23 a 29 de janeiro/2020  – 146ª edição
SerNews-07
Novo(a) CorelDRAW X6 Graphic (3)
MÚSICA E ESPIRITUALIDADE
música tem uma importância fundamental para o ser humano e há uma estreita relação com a espiritualidade, ela é capaz de tocar profundamente o nosso ser, tanto fisicamente quanto espiritualmente.

Várias pesquisas comprovam o poder da música: ela afeta a respiração, batimentos cardíacos, pressão sanguíneadigestãohormônios, aumentar o rendimento físico em atletas, reduz o stress e até mesmo altera nossas atitudes. A música também pode potencializar os sentimentos, estimular a criatividade, a concentração, e ainda auxiliar na harmonização dos nossos Chakras. Sempre que ouvimos uma música, os tímpanos registram as vibrações que dão origem a reações químicas e impulsos nervosos. Através da Musicoterapia, as dimensões psíquicaespiritual e corporal do ser humano são atingidas.

Ao adentrarmos no campo da espiritualidade, na questão 251, do O Livro dos Espíritos, como parte da pergunta: “Os Espíritos são sensíveis à música?” … “[…] A música tem, para os Espíritos, encantos infinitos, em razão de suas qualidades sensitivas muito desenvolvidas. Refiro-me à música celeste, que é tudo quanto à imaginação espiritual pode conceber de mais belo e mais suave.”

Já na Bíblia, o Velho Testamento,  no livro de Jó 38:7 “Enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?”

Portanto, fica explicito o estreitamento que a música tem com a espiritualidade e o quão bom é a sensação e a energia que ela transmite.

O fato de sermos seres espirituais estando no momento Corpo, mas sendo Espírito – a conexão com o mundo espiritual é constanteatraímos influências espirituais positivas e negativas de vibração, portanto é de extrema importância estarmos vigilantes e sempre alinhados com pensamentos elevados e escolhendo os tipos de músicas que ouvimos, pois a ela é capaz de nos transportar para um universo maior e nos colocar em comunhão com os demais ouvintes. Trata-se da Lei da Atração, da qual nenhum ser humano está imune.

#ficadica: sintonize-se com belas canções! Boas letras e melodias.
82344924_2719289574817237_5473359691838914560_o
UEM e COFEMG LANÇAM CAMPANHA PARA CASAS ESPÍRITAS

As Áreas de Comunicação Social Espírita (ACSE) de MG acabam de lançar a campanha “Conduta Espírita – Atitudes Cristãs”, aprovada em reunião do Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais (COFEMG) em novembro de 2019.

A campanha é dedicada às Casas Espíritas e tem por objetivo divulgar e incentivar ações de conduta e boas práticas dentro e fora das mesmas, através das obras da Codificação, das obras subsidiárias e do Evangelho de Jesus. 

Todo dia 15 de cada mês serão disponibilizados para download os seguintes materiais:

  • Cartaz em PDF e JPG – para impressão em tamanho A3 ou A4
  • Panfleto em PDF e JPG – para impressão em tamanho A6 ou A5
  • Banner em JPG – para impressão em tamanho 90 x 120cm
  •  Power Point – para apresentação nas Casas Espíritas
Todo mês um material novo, com uma temática diferente! Para fevereiro o tema será: Do Dirigente de Reuniões Doutrinárias.
Para acessar a página de downloads, CLIQUE AQUI.
SerNews-05
índice_envelhecimento
ENVELHECENTO ATIVAMENTE!
Até 2025, segundo a OMS, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Ainda é grande a desinformação sobre a saúde do idoso e as particularidades e desafios do envelhecimento populacional para a saúde pública em nosso contexto social. Entre 1980 e 2000 a população com 60 anos ou mais cresceu 7,3 milhões, totalizando mais de 4,5 milhões em 2000. O aumento da expectativa média de vida também aumentou acentuadamente no país. Este aumento do número de anos de vida, no entanto, precisa ser acompanhado pela melhoria ou manutenção da saúde e qualidade de vida para que seja possível envelhecer de forma saudável.

Uma forma de “envelhecer saudável” é praticando o envelhecimento ativo, um processo de otimização das oportunidades de saúde a fim de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.

Portanto, aqui vão algumas formas de envelhecer de forma saudável:

  • Não fume.
  • Beba com moderação.
  • Faça exercícios aeróbicos.
  • Controle as gorduras sanguíneas e vitaminas.
  • Exercite sua mente todos os dias com leituras, filmes, jogos, palavras cruzadas e conversas.
  • Tenha uma boa noite de sono.
  • Não tome remédios sem orientações.
  • Hidrate-se
  • Pratique Hobbies com segurança.
  • Socialize
envelhecimento é um “processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, e que acontece inevitavelmente com o passar do tempo”. REPETINDO: não decorrente de doença!
Envelhecer não é tornar-se doente e nem inútel! Portanto, que tal  pensarmos sobre o envelhecimento ativo?
app
APLICATIVOS DE SAÚDE
A utilização de recursos tecnológicos na área da saúde vem aumentando exponencialmente a cada ano. De acordo com uma pesquisa feita pela GFK no Brasil, cerca de 29% da população utiliza aplicativos móveis e vestíveis (chamado Wearable) afim de monitorar a própria saúde. Em 2020 tem-se como estimativa 830 milhões de dispositivos conectados.

Quando utilizados de maneira adequada, os aplicativos podem contribuir para a prevenção de doençasreduzindo fatores de risco, e melhorando a qualidade e expectativa de vida dos seus usuários.

Uma das conseqüências é a diminuição dos custos elevados de cuidados médicos uma vez que ao detectar no inicio alguma “anomalia”, o diagnostico e os prognósticos ficam mais rápidos e mais fáceis de serem tratados. “Temos observado cada vez mais que o paciente é o foco do cuidado e o uso destas soluções permitirá maior informação e autonomia para que ele tenha mais recursos para gerenciar sua saúde” afirma Nicolas Toth Jr., diretor geral da Sharecare na América Latina.

Exemplos de APPs para saúde física:

  • RunKeeper (rastreia a corrida e a velocidade do exercício).
  • Daily Yoga
  • Water Drink Reminder (lembra o usuário de beber água).
  • Smart Alarm Clock (avalia o sono).
Há também alguns APPs para auxiliar a saúde mental, mas com cuidado iremos analisá-los para posteriormente citá-los a vocês, nossos leitores.

Se você utiliza algum app de saúde e quiser compartilhar a sua experiência conosco, envie-nos um e-mail: comunicacao@heal.org.br

SerNews-02
DOE PARA O HEAL
Siga-nos em nossas redes sociais!

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!

Ao enviar este formulário, você automaticamente estará aceitando nossa política de privacidade.

Quer receber informações sobre o HEAL?

Cadastre-se e receba nossos informativos!

Ao enviar este formulário, você automaticamente estará aceitando nossa política de privacidade.