Ser + News – 149ª Edição

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De 13 de fevereiro a 19 de fevereiro/2020  – 149ª edição
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DICAS DE 120 FILMES, SÉRIES E DOCUMENTÁRIOS – PARTE 4
Segue mais uma lista interessante de 10 filmes, séries e documentários que estão ajudando no despertar de uma nova consciência.

Abaixo seguem os links. Aproveitem e assitam no fim de semana.

Parte 4

31. THRIVE: Prosperar. O Que Será Necessário?

32. A Outra Terra

33. A Origem (Inception)

34. “Sr. Ninguém”(Mr. Nobody)

35. O Predestinado

36. The Giver – O doador de memórias

37. TODOS SOMOS UM

38. EU MAIOR

39. Interstate 60. Viagem sem Destino

40. O Poder da intenção

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SER CORRIDA
CORRIDA DE RUA
Este ano, a cada mês, a equipe de educação física do HEAL trabalhará uma temática diferente de atividades físicas com os pacientes. Este mês, o tema abordado é “Corrida de Rua”, enfatizando junto aos pacientes a necessidade de mudança comportamental através de um trabalho desenvolvido com foco no pós alta.

As Corridas de Rua, também conhecidas como provas de pedestreanismo, surgiram na Inglaterra no século 18. Contudo, a modalidade alastrou-se rapidamente por toda Europa e foi difundida em outros continentes. Na atualidade, o esporte é reconhecido e praticado popularmente em todo mundo, tal fato, está relacionado ao caráter democrático do mesmo e pela popularidade das provas de maratona.

Não são necessários grandes investimentos para tirar proveito dos benefícios proporcionados por essa prática, entretanto, é importante entendermos que mesmo se tratando de um esporte proveniente de movimentos naturaisnecessita de atenção do profissional da área de educação física.

A corrida de rua é capaz de proporcionar inúmeros benefícios referentes a saúde e bem estar do indivíduo. Entre eles, podemos apontar:
• Redução da massa corporal
• Melhora do fluxo sanguíneo
• Controle da pressão arterial
• Manutenção dos níveis ideais de colesterol
• Melhora da resistência à insulina nos tecidos
• Hipertrofia excêntrica do músculo cardíaco
• Melhora do humor, da memória e da capacidade de aprendizado, além da redução o declínio cognitivo
• Estímulo a superação de limites

Esses benefícios contribuem com a prevenção e a redução dos sintomas de comorbidades que atingem um grande percentual da população, como a
obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, síndrome metabólica, transtornos de saúde mental, entre outros.

Todavia, reiteramos, a importância de realizar essa atividade sob a supervisão de um profissional de educação física para receber as orientações adequadas em relação às intensidade, volume, sobrecarga e frequência do treino.

Lembre-se: Exercícios físicos realizados sem acompanhamento de um profissional podem acarretar em acidentes e lesões.

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DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS (parte 2)
Na edição anterior, falamos um pouco sobre o que são as doenças psicossomáticas e quais as suas causas. Hoje, abordaremos os sintomas; alguns exemplos de “Efeitos colaterais” e formas de se proteger.

Sintomas:

  • Psicológicos: Ansiedade, estresse, falta de concentração, impaciência/irritabilidade, desânimo, desinteresse pelas atividades de rotina.
  • Físicos: Taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), manchas roxas ou avermelhadas espalhadas pelo corpo; fadiga ou dores de cabeça constantes e sem motivo aparente; sensação de sufocamento ou de falta de ar; alterações gástricas: enjôo, dores, queimação ou gastrite nervosa, queda de cabelo, insônia ou sonolência, tensão muscular, fraqueza ou dores generalizadas, diarréias, herpes, alergias, e mesmo a redução das defesas imunológicas.
Alguns exemplos de “Efeitos colaterais”
  • Desajustes familiares e conjugais, alcoolismo e/ou uso de substâncias, troca constantes de emprego/desemprego e problemas no ambiente de trabalho, dificuldade de lidar com adversidades da vida diária, acentuação de dívidas.
  • Tendências a outros transtornos mentais, como ansiedade patológica, depressão, múltiplos transtornos de personalidade, risco maior para o auto-extermínio.
Formas de se proteger e tratar as doenças: Em primeiro lugar, as doenças psicossomáticas demonstram a estreita relação entre corpo e mente e sinalizam o quão é importante olharmos para nós mesmos como um ser integral (aspectos físicos e emocionais), ou seja, o autoconhecimento.

Devemos praticar a inteligência emocional, aderirmos uma mudança no estilo de vida e termos hábitos mais saudáveis reavaliando a própria história, presente e futuro.

Priorize o cuidado com você, faça por você o que faz pelos outros e aprenda a pedir ajuda. Aprenda também a perdoar a si e aos outros.
busque ajuda de um profissional quando sentir que não consegue encontrar respostas para lidar sozinho com seus problemas.

Saúde mental importa!  #JaneiroBrancoOAnoTodo
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JANEIRO BRANCO – SAÚDE E ESPIRITUALIDADE
Na última terça-feira (11) acorreu, no auditório do HEAL, o  evento “Janeiro Branco”. O evento, que estava previsto ser realizado no em janeiro, teve que ser remarcado devido as fortes chuvas em Belo Horizonte. Contudo, mesmo sendo remarcado não perdeu a sua finalidade.

palestrante convidada, Vivian Santos – Jornalista, terapeuta sistêmica, associada e voluntária do HEAL – deu um show de conteúdo sobre o tema em questão: saúde e espiritualidade.

Vivian abordou a importância da Espiritualidade no atendimento de saúde em geral, com base em pesquisas de artigos científicos já publicados. Informou sobre as origens das nossas enfermidades, falou dos sentimentos de mágoa e culpa, causadores de doenças, e também do autoperdão como uma das formas de cura. Disse, ainda, sobre a importancia de enfrentarmos as nossas dificuldades como forma de crescimento e desenvolvimento pessoal. E frizou: “Na nossa dor também está nossa força!”.

Além da palestra, o evento contou com a venda das camisas e canecas da campanha “Saúde Mental” que contribuem para os atendimentos gratuitos do hospital.

Obrigado a todos que contribuíram para o sucesso de mais um evento do HEAL!

Aos que não conseguiram participar, mas gostariam de ter vindo, sigam HEAL nas redes sociais e fiquem por dentro de tudo que acontece aqui!

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