Há 50 anos, o Hospital Espírita André Luiz (HEAL) oferece serviços que abrangem os aspectos físico, psíquico, social e espiritual, com atendimento humanizado e preservando a integridade do paciente.
Conheça o nosso Modelo Integrado de Atenção à Saúde:

Ambulatório
Oferece atendimento, por meio de consultas, com psicólogos e psiquiatras, antes, durante ou após o tratamento, para pacientes de todas as idades. Consultas agendadas (particular, convênio e filantropia) pelos telefones (31) 3115-2660/ 2603/ 2608.
Pronto Atendimento
O paciente em crise pode procurar o pronto atendimento a qualquer momento. O funcionamento é 24h, com médicos de plantão. Também é possível agendar uma consulta com psicólogos ou psiquiatras, pelo telefone (31) 3115-2660.
Centro de Terapia e Assistência Espiritual (CETAS)
Pessoas com drogadição, depois de desintoxicados, podem ser encaminhados para tratamento-dia de longa duração no CETAS, que envolve três etapas: Despertar, Esperança e Perseverança. Saiba como conseguir uma vaga gratuita: (31) 31152658.
Eletroconvulsoterapia (ECT)
É uma técnica de estimulação cerebral não invasiva, utilizada para reverter quadros graves de sofrimentos psiquiátricos e de riscos de suicídio. No HEAL, ela pode ser realizada em pacientes internados ou em tratamento no hospital ou naqueles que tiverem orientação médica, mediante agendamento pelo (31) 3115-2613.
Internação
O paciente em crise, devido à drogadição ou ao sofrimento mental, é acolhido e passa por tratamento, que é dividido em unidades específicas: Harmonia, para pacientes em crise; Renovar, para os mais estáveis; e Novos Passos, para pessoas com drogadição. Na internação, só são aceitos pacientes com mais de 18 anos.
O hospital ainda conta com o suporte de diferentes áreas e especialidades, como:
Psicologia – auxilia o paciente e a família dele no reconhecimento da doença, para que sejam tomadas atitudes adequadas durante o tratamento. Na internação, é realizado um projeto terapêutico visando à continuidade do tratamento após a crise que a motivou.
Serviço de Nutrição e Dietética (SND) – presta assistência aos pacientes para manutenção e/ ou recuperação do estado nutricional, auxiliando-os durante o tratamento e proporcionando melhoria da qualidade de vida. Também auxilia no combate aos transtornos alimentares, conscientizando sobre a dieta e na suplementação alimentar.
Enfermagem – responsável pelos processos diários na assistência à saúde e nos hábitos de higiene e cuidados com o corpo e o bem estar, oferecendo atendimento integral ao paciente, visando restabelecer a moral, a espiritualidade, o psíquico, o físico e o social, a fim de reintegrá-lo à sociedade, o mais breve possível.
Farmácia – os medicamentos dão suporte ao tratamento e esse setor é responsável pela manipulação e cuidados necessários no processo de medicação.
Terapia Ocupacional – como recurso terapêutico, utiliza no tratamento as atividades plásticas e o artesanato, que desenvolvem a sociabilização.
Musicoterapia – usa a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para a reabilitação física, mental e social do paciente.
Educação física – o exercício físico mantém o funcionamento do corpo no equilíbrio das células, glândulas e órgãos. A prática de atividades proporciona benefícios como o aumento da autoestima, diminuição da insatisfação e ansiedade, melhora na disposição física e relaxamento.
Horto terapia – a interação com as plantas e o trabalho manual com a horta estimula as funções sociais, cognitivas, físicas e psicológicas, reduzindo a ansiedade e melhorando o humor e a qualidade de vida dos pacientes.
Serviço social – atende aos pacientes e as famílias dele, visando trabalhar e conhecer os indicadores sociais que estejam interferindo diretamente no tratamento. A finalidade é propor estratégias sociais e contribuir com a qualidade de vida deles.
Assistência espiritual – prestada aos pacientes, familiares e comunidade. É opcional e realizada pelo Departamento de Assistência Espiritual (DAE).
Conheça mais o HEAL e veja fotos da nossa estrutura e das atividades realizadas.