Layout do blog

41ª Semana de Espiritismo e Psiquiatria, uma síntese dos encontros

41ª Semana de Espiritismo e Psiquiatria

Por: Leandro Andrade - Coordenador do setor de Comunicação e Promoção Social do Instituto HEAL - 19/10/2023


Celebrar a vida como um gesto de constante movimento e evolução do ser... essa foi tônica da abertura da 41ª Semana de Espiritismo e Psiquiatria, realizada pelo Instituto Assistencial Espírita André Luiz. Com harmonização musical de Lissandra Botteon, e prece inicial do presidente do conselho do Instituto HEAL, Dorinato Iolando Ferreira Junior.


O primeiro dia do encontro reservou momentos de emoção ao relembrar aqueles que dedicaram boa parte de sua existência em prol de outras pessoas, como foi o caso do Coronel Drumond, ou, simplesmente, Senhor Drumond. Um vídeo de abertura destacou momentos importantes de um dos diretores do Instituto HEAL e, sem seguida, seus familiares foram convidados a receber os cumprimentos da diretoria-presidente, Juselma Maria Coelho. Saul Drumond, um dos filhos do homenageado, recebeu uma placa em homenagem e reconhecimento aos esforços empreendidos pelo Senhor Drumond em manter viva a obra idealizada há 56 anos.


Nas palavras da diretora de relações institucionais, Dra. Lenice Aparecida de Souza Alves, o aniversário de 56 anos de fundação do Instituto HEAL está sendo celebrado “como nos áureos tempos, aquela celebração que dura uma semana inteira, e nós celebramos compartilhando conhecimentos, valores, e acima de tudo, buscando aquela força interior, inspirados nas palavras de Jesus para que nós possamos valorizar aquilo que nós temos de mais precioso, que é a vida.”


Em seguida, o Doutor Roberto Lúcio, médico psiquiatra e ex-diretor técnico do Instituto HEAL, apresentou o tema do primeiro dia: “Desafios da Existência”. Ele destacou em sua fala a diferença entre viver e existir, apresentando a transformação do indivíduo de criatura a cocriador, e destacou que a vida é um dom divino e que precisa ser preservada. “A nossa luta tem que ser pela vida como um todo porque nós recebemos isso gratuitamente e temos a obrigação de cuidar desse processo”, destacou Dr. Roberto.


No segundo dia, o evento teve sua continuidade apenas na modalidade virtual, por meio do canal do Instituto HEAL. A harmonização musical foi executada pela cantora Lau Porto, e a abertura dos trabalhos ficou a cargo do diretor-técnico, Dr. Pedro Rezende Tanajura. A diretora de atenção à saúde, Cristina Ávila, fez a prece inicial.

Com o tema “Experiência de Quase Morte”, o médico psiquiatra, Dr. Alexander Moreira-Almeida, abordou a presença da espiritualidade e da religião como aspectos fundamentais para àqueles indivíduos que passaram por uma situação de quase desencarne. Durante sua exposição, fica evidente a quantidade de pesquisas científicas relacionadas ao tema. “Encontramos cerca de 1,9 mil artigos sobre experiências de quase morte, experiência fora do corpo, experiências mediúnicas, de vidas passadas... há muita literatura científica neste assunto.”


No terceiro dia de apresentações e palestras, a presidente do Instituto HEAL, dona Juselma Maria Coelho, fez a abertura das atividades, e contou com a harmonização musical do músico Antônio Carlos Rosa, mais conhecido como Toninho Cantor. O conselheiro José de Ávila Oliveira Neto foi o responsável pela prece.

 A conferencista da noite foi Alline Hellen, psicóloga do Instituto HEAL há 11 anos, e apresentou a palestra “Desistir, uma porta ilusória”. As causas clínicas, bem como as consequências do suicídio, sob a visão espírita, fizeram parte da análise central da abordagem de Alline, que apontou a necessidade de se buscar, cada vez mais, o sentido da vida para que a desistência não seja uma opção. “Ao ter uma concepção da vida após a morte, nós conseguimos compreender que o suicídio não resolve nada... por isso que desistir é uma porta ilusória, pois o sofrimento é temporário”, disse a psicóloga.


Nos próximos encontros da 41ª Semana de Espiritismo e Psiquiatria, realizados nos dias 19 e 20 de outubro, serão apresentados os temas “Perante as leis da vida, eu sou” e “Sempre vale a pena viver”, respectivamente. Você confere a íntegra das transmissões a partir das 20h, no canal do Instituto Assistencial Espírita André Luiz no YouTube

Entrevista da Diretora Presidente do Instituto HEAL , Juselma Coelho
Por Juselma Coelho 01 jun., 2023
Entrevista da Diretora Presidente do Instituto HEAL , Juselma Coelho, para a revista O SEMEADOR em abirl de 2023 com o tema " A mulher e a Lei de Igualdade".
Share by: