Serviços

Objetos Proibidos

Serviços

O HEAL é uma instituição hospitalar com 55 anos de experiência, especializada em saúde mental e dependência química.  É uma instituição sem fins lucrativos que dispõe de atendimento filantrópico e convencional, em que a qualidade no tratamento e o cuidado com a saúde integral do ser são as principais ferramentas.

Entre em contato

Ambulatório

O ambulatório do HEAL oferece consultas de psicologia e psiquiatria à pacientes com sofrimento mental e/ou dependência química em qualquer idade.  Após o primeiro atendimento, o paciente é orientado a receber acompanhamento periódico visando à sua estabilização emocional e psicológica. O agendamento de consultas pode ser realizado por telefone. Em casos de crise, disponibilizamos o Pronto Atendimento 24 horas. Atendemos por diversos convênios e particular.  Para gratuidade, verifique aqui as condições e como solicitar.

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira, das 7h às 17h30

Telefones: (31) 3115-2603 e 3115-2608
E-mail: ambulatorio@heal.org.br

Agendamento de consultas:

(31) 3115-2660 / 2603 / 2608
(de segunda a sábado, das 7h às 19h)

Pronto Atendimento

O HEAL oferece pronto atendimento 24h com médicos psiquiatras de plantão, onde o paciente em crise pode ser recebido a qualquer momento. É necessário ser maior de 18 anos e estar acompanhado de um responsável portando documento de identificação e carteira do plano de saúde (para convênios).

Orientações do serviço:

1- Preenchimento de ficha no balcão de atendimento;
2- Encaminhamento para triagem pela equipe de enfermagem;
3- Atendimento com o psiquiatra de plantão.

Em alguns casos, o paciente e a família podem receber também o acolhimento psicológico e espiritual. Após avaliação médica e havendo a necessidade de internação, iniciam-se os processos de admissão do paciente (mediante disponibilidade de vaga). O HEAL oferece um atendimento diferenciado e humanizado, priorizando sempre o acolhimento e o conforto dos pacientes, acompanhantes e familiares. Contamos com profissionais preparados para atender os mais diversos tipos de urgências e com instalações adaptadas para maior segurança.  Pacientes que não estão em crise, mas sentem necessidade de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, podem agendar atendimento ambulatorial por meio de convênio e/ ou particular. Para gratuidade, veja abaixo as formas de contato:


Pronto Atendimento Psiquiátrico – Psicologia e Psiquiatria

Horário de funcionamento: 24 horas

E-mail: internacao@heal.org.br

Telefone: (31) 3115-2621 / 2631

Internação

O acolhimento do paciente com sofrimento mental ou dependência química e seus acompanhantes / familiares é realizado por profissionais treinados para garantir um atendimento respeitoso e humanizado. Ao ser recebido no Pronto Atendimento e após avaliação psiquiátrica, caso haja orientação para internação, o paciente é direcionado a uma das unidades do hospital, de acordo com as características apresentadas (tipo e estágio do transtorno, gênero, dentre outros).  É importante observar que a internação só poderá ser autorizada para pessoas maiores de 18 anos.


Alguns objetos não são permitidos na internação: Clique aqui e confira.

Unidades de Internação do HEAL:

Harmonia:

A Unidade Harmonia é dedicada ao atendimento de pacientes em crise de agitação psicomotora ou em extremo grau de depressão, com risco de autoagressão ou agressão a terceiros. Nela, são acolhidos aqueles enfermos que necessitam de atenção e cuidados de forma mais intensiva. Após uma melhora do quadro, os pacientes são transferidos para a unidade Renovar, onde as enfermarias são separadas (masculina e feminina).

Renovar

A Unidade Renovar visa atender pacientes com sofrimentos mentais sem agitação psicomotora e agressividade, como depressão e transtornos de personalidade, bipolares, obsessivo compulsivo, psicótico, dentre outros.


Renovar 1A e 1B: Apartamento feminino com e sem acompanhantes
Renovar 2: Enfermaria masculina

Renovar 3: Enfermaria feminina
Renovar 4: Apartamento masculino

Novos Passos

A Unidade Novos Passos destina-se, exclusivamente, ao atendimento de dependentes químicos (álcool e demais drogas) para desintoxicação, conscientização e continuidade do tratamento. A unidade conta com apartamentos individuais e enfermarias para o público do sexo masculino. As atividades terapêuticas, como musicoterapia, hortoterapia, artesanato (terapia ocupacional) e educação física complementam o tratamento dos pacientes internados. Além disso, áreas como a psicologia (acompanhamento para familiares e pacientes – individualmente ou em grupo), assistência social e espiritual (quando solicitado), farmácia, eletroconvulsoterapia, enfermagem e serviço de nutrição e dietética, garantem suporte e humanização no atendimento do hospital.

ECT Eletroconvulsoterapia

Referência no estado de Minas Gerais e no país, o serviço de ECT do Hospital Espírita André Luiz (HEAL) oferece o que há de mais moderno em relação à técnica, à aparelhagem e ao cuidado com o paciente e com os familiares. O procedimento é realizado por uma equipe de médicos psiquiatras, anestesiologistas e de enfermagem altamente capacitada. Para a realização dos procedimentos é necessário possuir os documentos abaixo:

Documentos necessários

Horário de funcionamento:

Segunda à Sexta-feira, das 7h às 16h30.

Procedimentos somente na parte da manhã

Telefone: (31) 3115-2613

E-mail: ect@heal.org.br

Enfermagem

A equipe de Enfermagem do HEAL oferece assistência integral ao paciente, visando restabelecer a moral, a espiritualidade, o psíquico, o físico e o social, no intuito de reintegrá-lo à sociedade o mais breve possível. A equipe é composta por profissionais especializados e com experiência nas práticas da psiquiatria e saúde mental e multiprofissional: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem habilitados a atuar com técnicas específicas de manejo e a promover tratamento humanizado na busca pelo êxito no tratamento psiquiátrico.

Telefones:
(31) 3115-2614 / 2604 
(31) 99283-1324
(31) 99108-6321

Psicologia

Realização do acompanhamento terapêutico visando compreender e tratar os fatores que sustentam a pessoa no estado de adoecimento. A abordagem psicológica favorece o desenvolvimento da autonomia em relação ao cuidado de si, assim como nas relações interpessoais.

Telefone:
(31) 3115-2627

Centro de Terapias e Assistência Social – CETAS

Tratamento da dependência química em regime de permanência dia.

O Centro de Terapias e Assistência Social (CETAS) é um serviço de atenção diária para dependentes de álcool e/ou outras substâncias psicoativas, incluindo a assistência às famílias. A estrutura física de tratamento situa-se dentro da área do hospital, com entrada independente da internação. O tratamento é de longa duração, destinado ao público masculino acima de 18 anos e tem como premissas o atendimento humanizado do paciente, objetivando a abstinência total e sua reinserção na vida familiar, social e laborativa.


O paciente permanece em nossas dependências de 2ª a 6ª feira, de 07h30 às 16h30, acompanhado por uma equipe multidisciplinar com os seguintes atendimentos:

• Individual (médico psiquiatra, psicólogo e assistente social);
• Atividade física;
• Fisioterapia e pilates;
• Atividades em grupos (psicoterapia, grupo operativo, arteterapia, terapia ocupacional, artesanato, coral, hortoterapia, contação de histórias em movimento, tai chi em movimento);
• Atendimento do Departamento de Assistência Espiritual (DAE);
• Atendimento individual e em grupo para as famílias.


O CETAS promove tratamento terapêutico para o resgate das perdas afetivas, sociais, profissionais, familiares, psicossociais e espirituais.
Pacientes que não têm condições de pagar pelo tratamento podem contatar a secretaria para informações sobre o processo de filantropia.

Horário de funcionamento:
De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (31) 3115-2658
Email: cetas@heal.org.br

Conheça mais

Terapias Coletivas

O O Hospital Espírita André Luiz conta com um corpo especializado de terapias diversas para auxiliar no tratamento de seus pacientes.

O Setor de Terapias Coletivas presta assistência terapêutica de acordo com os princípios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Política Nacional de Saúde Mental e diretriz do Instituto Assistencial Espírita André Luiz – HEAL.

Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar e podem ter o formato de atendimentos individuais, orientação ao familiar e ao acompanhante, bem como de oficinas terapêuticas.



As oficinas terapêuticas são definidas pelo Ministério da Saúde (2004), como “(...) atividades grupais de socialização, expressão e inserção social (...)”, objetivando oferecer melhor qualidade de vida aos usuários do serviço, nos aspectos físicos, psicológicos, cognitivos, afetivos, sociais e comportamentais. Entende-se que saúde mental não se restringe apenas à cura das doenças ou à sua prevenção, mas também é potencializada por atividades que possibilitam melhores condições de saúde visando saber conviver com seu problema.


As abordagens que fomentam o conceito ampliado em saúde e reabilitação mental e suas especificidades, como intervenção terapêutica, podem ser assim identificadas no setor de Terapias Coletivas do HEAL:

Terapia Ocupacional:

As intervenções em Terapia Ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico (WFOT, 2003, p. 70). É realizada por um Terapeuta Ocupacional e inclui os procedimentos como o grupo de autocuidado e a prescrição de atividades diversas para o resgate da funcionalidade e da autonomia do sujeito.

Arteterapia:

Realizada por Arteterapeutas, com formação em pedagogia e/ou psicologia, as oficinas de Arteterapia promovem o processo arte terapêutico, o qual favorece um mergulho no inconsciente, possibilitando o resgate da identidade, da autoestima e da conscientização sobre si, sua existência e o outro, bem como de suas necessidades e fragilidades. Essa tomada de consciência ajuda na superação de conflitos internos, traumas e fatores desencadeantes de sintomas e/ou doenças.

História em movimento:

Oficinas promovidas por um psicólogo com base teórica no psicodrama e no vasto acervo dos contos tradicionais. As técnicas psicodramáticas permitem trabalhar temas sociais, treinamento de papéis, além de facilitar a escuta do grupo. Já os contos são uma ferramenta poderosa no trabalho com os pacientes em sofrimento mental e também no processo de desintoxicação.

Expressão em movimento:

Realizada por uma psicóloga que proporciona a vivência de diferentes práticas corporais de forma lúdica e prazerosa. Possibilita o conhecimento do próprio corpo e a descoberta da relação com o mesmo, das várias formas de se movimentar e de se expressar através da linguagem corporal e da conversação. A prática é utilizada com o objetivo de criar oportunidades de falar, pensar, refletir e ressignificar o vivido durante a atividade, ampliando os efeitos terapêuticos.

Musicoterapia:

É um campo da ciência que estuda o ser humano, suas manifestações sonoras e os fenômenos que decorrem da interação entre as pessoas e a música, o som e seus elementos: timbre, altura, intensidade e duração, para o tratamento, prevenção e promoção de saúde mental.

Educação Física:

Realizada por um Educador Físico, possibilita o aumento da autoestima, diminuição da insatisfação e ansiedade, melhorando também a disposição física e o relaxamento por meio de recreação, práticas corporais e intervenções cognitivas. Esse conjunto de técnicas favorece o processo de promoção, prevenção e reabilitação em saúde mental e reinserção social. A participação dos pacientes nas oficinas terapêuticas de Arteterapia, Musicoterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Psicodrama e Dança Terapêutica (oficinas de expressão e movimento) ocorrem diariamente, a partir da programação estabelecida, na agenda terapêutica específica de cada unidade de tratamento.

Serviço Social

O Serviço Social tem como objetivo atender aos pacientes e suas famílias, visando trabalhar e conhecer os indicadores sociais que estejam interferindo diretamente no tratamento. A finalidade é propor estratégias sociais e contribuir com a qualidade de vida dos mesmos.


O Serviço Social do HEAL busca trazer a visão integral do ser humano, auxiliando-o a perceber suas relações sociais e familiares.
Além do atendimento aos pacientes particulares e conveniados aos planos de saúde, o HEAL oferece tratamento gratuito à comunidade com vulnerabilidade socioeconômica (restrito às pessoas residentes em Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana).


 Para obter atendimento gratuito, o paciente passa por uma triagem na Assistência Social, com entrevista e apresentação de documentos (Declaração de Desemprego, Declaração de Autônomo, Lista de Documentos e Declaração do Lar).
Esse processo é necessário para atender a quem realmente precisa.

Telefone: (31) 3115-2640 / 2641 / 2675
Email: servicosocial@heal.org.br

Saiba mais

Assistência Espiritual

Assistência espiritual, baseada no Kardecismo, prestada a pacientes, aos familiares (de forma opcional) e à comunidade.

Saiba Mais

NEPE

A missão do Núcleo de Ensino e Pesquisa - NEPE é promover condições para a prática baseada em evidências e a atuação multiprofissional integrada e atualizada, para ofertar um cuidado de qualidade, com segurança, eficiência e humanização, utilizando-se para isso do ensino e da pesquisa como meios de fomento de saber.


Logo nos primeiros anos de sua criação, o Instituto HEAL já figurava como centro formador de profissionais. Com as novas políticas públicas que enfatizam a importância dos profissionais de saúde, em sua formação, terem contato com o campo da psiquiatria, houve um aumento significativo do número de escolas, tanto técnicas, como de nível superior, demandando por estágios e residências no campo da Saúde Mental.


No intuito de promover as atividades do NEPE, o Instituto HEAL mantém as portas abertas às visitações das instituições de ensino técnico e superior, nas quais é possível observar o ambiente real em plena atividade, além de verificar a dinâmica, a organização e todos os fatores práticos do campo de estágio.

Baixe o modelo de projeto de pesquisa

Preencha, imprima e entregue na recepção da diretoria ”Aos cuidados do NEPE"

O NEPE irá análisar as questões éticas e técnicas

Aprovação ou não pela presidência do Instituto HEAL.

Share by: