A Residência Terapêutica é um espaço de moradia assistida para pessoas com sofrimento mental crônico que necessitam de auxílio no processo de reabilitação psicossocial.
Atuamos em um modelo de tratamento que possibilita que o paciente crônico volte a ter um papel mais ativo em sua própria vida, melhorando seu relacionamento com a sociedade e com sua família. Tal modelo gera qualidade de vida, desenvolvimento pessoal, manutenção da estabilidade psíquica, evitando assim crises e internações.
Contamos com profissionais especializados e experientes em Saúde Mental:
Nossas atividades visam trabalhar o ser humano como um todo contemplando os aspectos físico, psíquico e social dos moradores e respeitando sempre o perfil e as necessidades de cada um.
Físico: Caminhadas pelo bairro e parques; incentivo a exercícios e jogos; atividades cotidianas de atendimento das necessidades básicas da vida, trabalhando autonomia, autocuidado e organização.
Psíquico: Atividades com escuta qualificada incluindo arteterapia, musicoterapia, horticultura terapêutica, treinamento de habilidades sociais.
Social: Eventos coletivos e programas de lazer incentivando a convivência e fortalecimento de vínculos; atividades externas, tais como idas a supermercados, cinemas, teatros, museus, aulas, dentre outros, visando ressocialização, inclusão e desenvolvimento pessoal.
Além de tais atividades, consideramos que o apoio à família é fundamental ao tratamento, realizados encontros entre família e equipe terapêutica para troca das informações, esclarecimento de dúvidas e auxílio no manejo com o morador e na compreensão de seus comportamentos e vivências.
Nosso serviço é indicado para pessoas com transtornos mentais em estado crônico que apresentem prejuízo importante e prolongado em sua autonomia, sua capacidade produtiva e seu relacionamento social; e que não possuem outras alternativas de moradia.
A pessoa interessada no serviço é inicialmente encaminhada para avaliação da nossa equipe técnica. A partir dessa avaliação e verificação do perfil para este serviço, elabora-se um plano terapêutico individualizado atento às aptidões e limites da pessoa.
Contrariando os estigmas sobre a doença mental, a Residência Terapêutica abre novas possibilidades de estar no mundo e conviver com a própria doença de maneira funcional e integrada à sociedade.
Copyright © HEAL. Todos os direitos reservados.