Residência Terapêutica

O que é

A Residência Terapêutica é um espaço de moradia assistida para pessoas com sofrimento mental crônico que necessitam de auxílio no processo de reabilitação psicossocial.


Atuamos em um modelo de tratamento que possibilita que o paciente crônico volte a ter um papel mais ativo em sua própria vida, melhorando seu relacionamento com a sociedade e com sua família. Tal modelo gera qualidade de vida, desenvolvimento pessoal, manutenção da estabilidade psíquica, evitando assim crises e internações.

CCAL

Equipe

Equipe imagens

Contamos com profissionais especializados e experientes em Saúde Mental:

  • Técnicos de enfermagem 24h;
  • Enfermeiro;
  • Psiquiatra;
  • Psicóloga;
  • Nutricionista;
  • Acompanhantes Terapêuticos capacitados.

Atividades

Nossas atividades visam trabalhar o ser humano como um todo contemplando os aspectos físico, psíquico e social dos moradores e respeitando sempre o perfil e as necessidades de cada um.

Físico: Caminhadas pelo bairro e parques; incentivo a exercícios e jogos; atividades cotidianas de atendimento das necessidades básicas da vida, trabalhando autonomia, autocuidado e organização.

Psíquico: Atividades com escuta qualificada incluindo arteterapia, musicoterapia, horticultura terapêutica, treinamento de habilidades sociais.

Social: Eventos coletivos e programas de lazer incentivando a convivência e fortalecimento de vínculos; atividades externas, tais como idas a supermercados, cinemas, teatros, museus, aulas, dentre outros, visando ressocialização, inclusão e desenvolvimento pessoal.

Além de tais atividades, consideramos que o apoio à família é fundamental ao tratamento, realizados encontros entre família e equipe terapêutica para troca das informações, esclarecimento de dúvidas e auxílio no manejo com o morador e na compreensão de seus comportamentos e vivências.

Espaço

A casa acomoda confortavelmente até 9 moradores. Para eles estão à disposição: leito, alimentação, serviços de limpeza, arrumação e lavanderia, telefone, internet wifi, computador, televisão, DVD, área de convivência com churrasqueira, horta e área externa verde para atividades.

Como funciona

Nosso serviço é indicado para pessoas com transtornos mentais em estado crônico que apresentem prejuízo importante e prolongado em sua autonomia, sua capacidade produtiva e seu relacionamento social; e que não possuem outras alternativas de moradia.

A pessoa interessada no serviço é inicialmente encaminhada para avaliação da nossa equipe técnica. A partir dessa avaliação e verificação do perfil para este serviço, elabora-se um plano terapêutico individualizado atento às aptidões e limites da pessoa.

Contrariando os estigmas sobre a doença mental, a Residência Terapêutica abre novas possibilidades de estar no mundo e conviver com a própria doença de maneira funcional e integrada à sociedade.

moradia@heal.org.br
(31) 2512-9988
Como funciona CCAL
Share by: