DAE

Departamento de Assistência

Espiritual (DAE)

No Instituto HEAL, as pessoas são vistas e tratadas de forma integral, considerando igualmente suas instâncias física, psíquica e espiritual. Neste contexto, cabe ao Departamento de Assistência Espiritual (DAE), mediante ações estruturadas, em consonância com os pilares da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, disponibilizar recursos (preces, diálogo fraterno, evangelização, reuniões reflexivas e fluido terapia) que auxiliem no cuidado com o paciente. Não há proselitismo e obrigatoriedade, todas as religiões são respeitadas e o paciente participa das atividades ofertadas de forma voluntária e apenas se o responsável pela internação definir a adesão formalmente.

Atendimento Fraterno
Evangelização
Pilar de Luz e Acolhimento
Programa Renascer
Fluidoterapia
Reflexão Musical
Reuniões públicas
Reuniões mediúnicas

Atendimento Fraterno

O voluntário escuta a pessoa e leva conforto a ela, por meio do Evangelho. Pode ser interno, para pacientes do HEAL, e externo, destinado às famílias dos pacientes e à comunidade. No caso de atendimento externo, é necessário agendamento.

Evangelização

Por meio do estudo do Evangelho, voluntários trabalham as parábolas de Jesus e temas relacionados à doutrina espírita. Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os pacientes, para que eles possam ter uma nova proposta de vida a partir da alta hospitalar.

Pilar de Luz e Acolhimento

Os voluntários percorrem o hospital e fazem rogativas a Deus por meio de vibrações positivas em vários pontos. Eles também percorrem a instituição hospitalar levando uma cesta com dezenas de mensagens espirituais para que as pessoas possam recebê-las.

Programa Renascer

Utilizado para qualquer tipo de drogadição. São trabalhados 14 passos e 12 princípios fundamentados na doutrina espírita, constituídos em 15 reuniões.

Fluidoterapia

Representa o passe e à ingestão da água fluidificada. O passe é a transmutação de fluidos favorecendo a limpeza, o alinhamento dos centros vitais e, consequentemente, o bem-estar espiritual do paciente.

Reflexão Musical

Uma vez por semana, músicos voluntários executam canções instrumentais em piano, violão e saxofone, que contribuem para o relaxamento e para a tranquilidade.

Reuniões públicas

São realizados estudos do conteúdo do Evangelho à luz da doutrina espírita. Acontecem todas as quartas-feiras, das 19h30 às 21h, e aos domingos, das 19h às 21h, no auditório do hospital. Evangelização infantil: domingos, das 19h às 20h30min (para crianças da comunidade e para os filhos de voluntários).

Reuniões mediúnicas

Desobsessão e assistência espiritual. Contribuem para a melhora da qualidade de vida do paciente, mudando os pensamentos e os sentimentos dele, permitindo a abertura do campo da consciência para o mundo espiritual, independentemente da religião dele.

Mais informações

Para esclarecimento de dúvidas sobre o DAE, entre em contato conosco!

Share by: