Jornal Espigão - Edição 222
Data: 25 de abril à 25 de maio de 2024
O Instituto Assistencial Espírita André Luiz inaugurou, no último dia 9, o Hospital-Dia André Luiz (HEAL-DIA). O objetivo é expandir os cuidados com pacientes em sofrimento mental grave. Esse importante braço do Instituto visa garantir melhores chances de tratamento.
Dados do adoecimento mental têm crescido em velocidade alarmante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas no mundo, uma em cada oito, apresenta pelo menos um problema relacionado à saúde mental. O Brasil não fica de fora e aparece encabeçando rankings, o maior índice de pessoas com ansiedade é nosso: 9,3% da população.
O diretor-técnico do Instituto, Pedro Tanajura, comenta que o hospital-dia será mais uma opção de tratamento destinado aos pacientes do André Luiz. “Oferecemos um espaço para aqueles que possuem um quadro clínico que necessita de cuidados específicos e acompanhamento frequente, mas não deseja internação”, informa.
Funcionando das 7h30 às 16h30, o hospital-dia atende pacientes a partir de 18 anos e possui diversas atividades terapêuticas e cuidados que vão além do atendimento psiquiátrico.
A coordenadora do HEAL-Dia, Edny Flávia Farias, comenta que o novo espaço promove ressocialização e uma possibilidade de convívio do paciente junto à família e à sociedade, impactando diretamente na recuperação.
“Isso porque ele não está o tempo todo restrito, como é na internação. O HEAL-Dia é para pessoas que não estão em crise aguda, mas também não estão prontos o suficiente para ficar sem nenhum tipo de suporte. É um meio-termo”.
O HEAL-Dia tem atividades físicas e psicológicas como yoga, tai chi chuan, e musicoterapia. Todas possuem um propósito para serem ministradas “Cada paciente tem um acompanhamento individual com o profissional, além de todas as atividades que são realizadas aqui, mas cada 'oficina' é de cunho terapêutico. Ela tem um fundamento para ser aplicada. Inclusive a música”, explica Edny.
Como buscar atendimento
Com capacidade para atender 60 pacientes/dia, o HEAL-Dia possui, atualmente, cerca de 20 pacientes admitidos em pouco mais de 15 dias de inauguração.
Para conseguir uma vaga é necessário encaminhamento de um psiquiatra. “O paciente vem com um familiar portando a indicação de um médico. Pode ser um médico do nosso serviço: da internação, do ambulatório, ou de um consultório particular. É necessário que seja um psiquiatra indicando o tratamento no hospital-dia”, salienta a coordenadora. São três modalidades de atendimento: particular, plano de saúde e filantropia. Essa última é feita por meio do Serviço Social. “A equipe agenda uma consulta em nosso ambulatório, o médico sugere ou não o HEAL-Dia como forma de tratamento e então já marcamos todo o processo de admissão”.
Desafios e a importância da família.
“Eu acredito que o maior desafio é o próprio paciente aceitar o tratamento. Muitos pensam que por não precisar mais da internação, também não precisam desse acompanhamento diário. Graças ao preparo da equipe, nós conseguimos contornar isso”.
Outro desafio de quem trabalha com saúde mental é o desconhecimento da família. “É importante salientar que o HEAL-Dia não é uma espécie de 'creche'. É um hospital que possui abordagens multidisciplinares. Esse braço do Instituto faz parte tratamento dos pacientes. Têm pessoas que acham que a socialização não é parte desse processo”, pontua Edny, que destaca que os familiares também devem participar do tratamento.
A questão familiar tem vários fatores: desconhecimento, negação, histórico mundial e brasileiro sobre o que é saúde mental, entre outros. “As pessoas possuem vários estigmas, preconceitos, rótulos, isso dificulta muito o entendimento da família. A pessoa não faz de maldade, isso é fruto de desconhecimento. Quando algo dessa natureza acontece, colocamos no projeto terapêutico do paciente uma abordagem com a família, a fim de ajudar nesse entendimento”, finaliza a coordenadora.
O HEAL-Dia fica dentro do Instituto Assistencial Espírita André Luiz na Rua Úrsula Paulino, 7, no bairro Salgado Filho em Belo Horizonte/MG. Para mais informações entre em contato no número (31) 3115-2608.
Clique aqui para ver a matéria na integra.
Copyright © HEAL. Todos os direitos reservados.