Edny Flávia e Iago Duarte falam sobre a promoção da saúde mental na modalidade de hospital–dia
Por: Mariane Mendes, Analista de Ensino
Data: 02 de outubro de 2024
Para iniciar a fala, Iago Duarte trouxe dois autores que definem a modalidade de hospital dia como um programa de tratamento intermediário entre a assistência ambulatorial e a internação, voltado para pacientes com distúrbios mentais que necessitam de cuidados multidisciplinares intensivos. O Ministério da Saúde define o hospital dia como uma forma de assistência que permite tratamentos psiquiátricos, psicoterápicos e sociais, com um tempo de permanência que não pode exceder 12 horas.
Iago traz as diversas patologias e transtornos que são indicados para serem acompanhados em hospital – dia e apresentaram os mais comuns no Heal – dia como transtornos mentais e comportamentais devido a uso de substâncias psicoativas, esquizofrenia, transtornos esquizotipos e transtornos delirantes, transtornos do humor ou afetivos, transtornos neuróticos ou relacionados ao estresse, transtorno alimentar e retardo mental.
O Heal-dia opera com uma equipe multidisciplinar e oferece atendimentos individuais e em grupo, focando na psicoeducação e na integração social dos pacientes. O tratamento é estruturado para ser frequente e contínuo, proporcionando uma alternativa à internação psiquiátrica. A modalidade visa não apenas tratar a doença, mas também integrar o paciente na sociedade, oferecendo cuidados pós-internação a um custo inferior ao de internações intensivas.
Edny Flávia, coordenadora do Heal-dia, compartilha que, apesar do curto tempo de funcionamento desde abril de 2024, o serviço tem mostrado resultados positivos. Ela detalha a estrutura da equipe e os tipos de atendimentos realizados, além dos desafios enfrentados, como a adesão dos pacientes ao tratamento. Relatos de casos de sucesso evidenciam a eficácia do modelo, mostrando pacientes que, após o tratamento, conseguiram retomar suas atividades diárias e melhorar sua qualidade de vida.
Copyright © HEAL. Todos os direitos reservados.